Retrato das bibliotecas públicas brasileiras
PublishNews, Redação, 06/08/2018
Na Bienal, IPL apresenta resultados de pesquisa aponta quais condições que devem ser garantidas para que a biblioteca escolar seja efetiva no seu objetivo de ser um espaço de aprendizagem

À Convite da Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Instituto Pró-Livro (IPL) estará presente no Salão de Ideias (G068)durante a 25ª edição da Bienal do Livro de São Paulo para provocar reflexões sobre temas fundamentais para a democracia e o desenvolvimento social do Brasil. Além de discutir se estamos realmente construindo um país de leitores e os desafios de garantir o direito à leitura, amanhã, das 9h às 12h acontece o painel Retratos da Leitura em bibliotecas escolares – condições e desafios para a integração desses espaços ao currículo escolar. Nesse encontro de dirigentes, especialistas da educação e bibliotecas, serão apresentados os primeiros resultados da nova pesquisa realizada pelo IPL, com o objetivo de colher contribuições para esse estudo e de provocar um debate sobre as condições que devem ser garantidas para que a biblioteca escolar seja efetiva no seu objetivo de ser um espaço de aprendizagem integrado ao currículo escolar e na promoção da leitura e de competências. “Promover esse debate é oportuno, pois a Lei nº 12.244, de 2010, que prevê a universalização das bibliotecas até 2020, completa oito anos e, pouco se fez para que ela se efetive. O PNE também estabelece como meta a universalização, até 2024”, destaca a coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura, Zoara Failla. Além de Zoara, o painel reunirá nomes como Luís Antonio Torelli (CBL), Marcos da Veiga Pereira (SNEL) e Ângelo Xavier (Abrelivros).

[06/08/2018 10:30:00]