
Esta semana, a empresa alemã Bookwire enviou um comunicado informando o corte de fornecimento de e-books para Saraiva e Cultura alegando que as empresas não honram seus pagamentos desde o início do ano. A Saraiva enviou hoje pela manhã seu posicionamento oficial sobre o caso alegando que os atrasos se devem “a uma rotina do varejo” e que “tem sugerido um novo modelo de pagamento aos seus fornecedores”. A varejista ainda esclarece “que está trabalhando em uma proposta para chegar a uma solução que seja razoável para todos os envolvidos”.
Já a Cultura se manifestou dizendo que ao contrário do que disse a Bookwire, não houve interrupção no fornecimento de e-books.
Com a decisão da empresa alemã, tanto a loja do LEV, da Saraiva quanto a da Cultura ficarão desabastecidas, já que a empresa alemã controla a maioria dos e-books publicados pelas editoras brasileiras.
Abaixo, o comunicado na íntegra das duas redes.
A Saraiva reafirma que é uma rotina do varejo renegociar prazos e tem sugerido um novo modelo de pagamento aos seus fornecedores. A rede esclarece, ainda, que está trabalhando em uma proposta para chegar a uma solução que seja razoável para todos os envolvidos.
A Livraria Cultura comunica que não houve qualquer interrupção no fornecimento de produtos (e-books) distribuídos pela Bookwire e que a relação comercial com esta empresa funciona normalmente.