Saraiva fecha primeiro trimestre no azul
PublishNews, Redação, 21/05/2018
Período foi marcado pelas duras renegociações de prazos com fornecedores. O resultado apareceu: lucro líquido da companhia cresceu impressionantes 370% na comparação com o 1TRI de 2017.

Na semana passada, a Saraiva divulgou os resultados do primeiro trimestre de 2018. O período foi marcado pelo que a empresa chamou de “reperfilamento da dívida” e “renegociação de prazos com fornecedores, objetivando o alinhamento dos fluxos de pagamentos ao ciclo de sazonalidade da companhia”.

Os resultados disso puderam ser vistos nos números da empresa que fechou o primeiro trimestre com aumento na receita bruta de R$ 608,4 milhões, 12,4% maior do que aquela apurada no igual período do ano passado e com Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 24,6 milhões, o que representa variação positiva de 22,8% na mesma base de comparação.

Ao contrário do que aconteceu em períodos anteriores, houve crescimento das receitas brutas inclusive nas lojas físicas. Nesse canal, o aumento foi de 1,4%, saindo de R$ 349,3 milhões no primeiro trimestre de 2017 para R$ 354,1 milhões nesse ano. Em termos de lojas comparáveis, o crescimento chega a 4,3%.

O crescimento das lojas físicas, no entanto, é modesto se comparado com o que aconteceu (novamente) com o e-commerce, que apresentou aumento de 32,5%, saindo de R$ 191,9 milhões no ano passado e chegando a R$ 254,3 milhões nesse ano. Ou seja, a diferença entre o que a Saraiva vendeu nas suas 102 lojas físicas daquilo que foi vendido pela internet é de pouco menos de R$ 100 milhões.

Isso se refletiu no lucro líquido da companhia, que é o resultado da subtração das despesas totais da receita bruta. Essa linha fechou o primeiro trimestre em R$ 1,3 milhão. Essa cifra é 370% maior do que o apurado no mesmo período de 2017.

Tags: Saraiva
[21/05/2018 10:24:00]