Lista dá as boas-vindas a mais duas livrarias
PublishNews, Leonardo Neto, 12/01/2018
A partir desta semana, Lojas Americanas e Cameron passam a fornecer seus números para a apuração da Lista do PublishNews

Trocando em miúdos, a Lista dos Mais Vendidos do PublishNews funciona assim: as livrarias consultadas enviam semanalmente os seus números de vendas e, por meio de uma soma simples, o PublishNews compila e consolida esses números, construindo o ranking que é publicado toda sexta-feira. Nessa semana e a partir de agora, a Lista ganha o reforço de dois novos players do varejo de livros do país: as Lojas Americanas (Lasa) e a gaúcha Cameron. Para Carlo Carrenho, fundador e CEO do PublishNews, esse movimento vem de encontro com o nosso objetivo de fazer uma lista mais completa. “A Lasa é um dos grandes vendedores de livros no Brasil, focado em títulos best-sellers. Com sua entrada, os números de vendas destes livros ficarão mais realistas. Já a Cameron traz a representação regional para a lista, já que o Rio Grande do Sul é um importante mercado”, declarou.

Lojas Americanas e Cameron passam a fornecer os seus números para a Lista dos Mais Vendidos do PublishNews
Lojas Americanas e Cameron passam a fornecer os seus números para a Lista dos Mais Vendidos do PublishNews

Com essa inclusão, a Lista passa a receber inputs das seguintes livrarias: Argumento, Cameron, Cultura, Curitiba, FNAC, Laselva, Leitura, Livraria da Vila, Lojas Americanas, Martins Fontes SP, Nobel, Saraiva e Travessa.

Mesmo com a entrada desses novos parceiros, nenhuma mudança foi detectada no topo da Lista Geral, que continua liderada por Dan Brown e o seu Origem (Arqueiro / Sextante), que vendeu 6.157 unidades nessa semana. Extraordinário (Intrínseca), com 5.741, também se manteve onde estava, ocupando a segunda posição, e Crer ou não crer (Planeta), na terceira, com 5.171. Tudo igualzinho ao que vimos na semana passada.

Mas aqui é preciso fazer um aparte. É importante observar que Extraordinário, cuja versão cinematográfica tem enchido salas de cinema mundo afora, aparece outras três vezes na lista: em edição especial com bastidores do filme, com 1.025 unidades vendidas, e na edição econômica (estreante na lista Infantojuvenil), com 526. Se somássemos as três versões, o livro de R. J. Palacio vendeu nessa semana 7.292 cópias. São 1.135 exemplares a mais do que o livro de Dan Brown.

E. L. James, autora do best-seller '50 tons de cinza' | © Divulgação
E. L. James, autora do best-seller '50 tons de cinza' | © Divulgação

A lista veio com outras sete novidades nessa semana. Dentre elas, uma que se destaca: Mais escuro (Intrínseca), o segundo volume da série Grey, de E.L. James. A visão masculina de 50 tons de cinza vendeu, na sua semana de estreia na lista, 2.856 unidades, número suficiente para ocupar a quarta posição da Lista de Ficção e a 13ª da Lista Geral. Ainda em Ficção, estrearam as edições econômicas de A travessia e A cabana (Arqueiro / Sextante), ambos de William P. Young.

Aliás, outro cauda-longa cuja edição econômica estreia na lista nessa semana é O monge e o executivo (Sextante), que vendeu 590 unidades e veio parar na posição de número 11 da Lista de Negócios. Coladinho nele, aparece a edição normal do livro, velho conhecido da lista, com 602 cópias vendidas. Nessa mesma lista, aparece pela primeira vez A boa sorte (Sextante).

Completam o time de novidades da semana: Atitude mental positiva (CDG), em Autoajuda, e História da ciência para quem tem pressa (Valentina), em Não Ficção.

A Sextante toma a dianteira da lista, com 17 títulos. A Intrínseca, com 15, ficou na segunda posição e o Grupo Companhia das Letras completa o pódio, com 12.

[12/01/2018 11:53:00]