Fórum das Letras se tornará bienal
PublishNews, Talita Facchini, 27/11/2017
Evento que se encerrou ontem, trouxe para a cidade de Ouro Preto saraus, exposição e debates de qualidade, mas para manter o nível, comissão decidiu transformar o evento em bienal

A 13ª edição do Fórum das Letras de Ouro Preto encerrou sua programação nesse domingo (26) e reuniu durante a semana passada oficinas, saraus, exposições e debates relevantes para o universo literário. Dentre os acertos do evento está a homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade. “Tivemos momentos incríveis relacionados a essa homenagem e trouxemos uma mesa de altíssima qualidade que contou com Pedro Drummond, Humberto Werneck e Edimilson Caminha”, comentou Guiomar de Grammont, curadora do evento.

Outro espaço que deu certo foi o Espaço CBL, que trouxe para o evento assuntos relacionados ao mercado editorial. Para levar adiante o assunto que começou na Casa PublishNews, durante a Flip 2017, o debate sobre Festas e Festivais Literários trouxe para o espaço nomes como Luis Antonio Torelli (CBL e Bienal de São Paulo), Fabiane Burlamaqui e Miguel Rettenmaier (Jornada de Passo Fundo), Leandro Müller (NESPE), Rogério Robalinho (Bienal de Pernambuco), Laura Abbad (Feira de Ribeirão Preto), Julio Silveira (LER – RJ) e Carlito Lima (Feira de Maceió).

Suzana Vargas, Carlito Lima, Rosana Mont'Alverne, Miguel Rettenmaier, Fabiane Burlamaqui, Laura Abbad, Cinthia Favilla, Leandro Müller, Julio Silveira, Luis Antonio Torelli, Rogério Robalinho e Guiomar de Grammont | © Talita Facchini
Suzana Vargas, Carlito Lima, Rosana Mont'Alverne, Miguel Rettenmaier, Fabiane Burlamaqui, Laura Abbad, Cinthia Favilla, Leandro Müller, Julio Silveira, Luis Antonio Torelli, Rogério Robalinho e Guiomar de Grammont | © Talita Facchini

Nesse encontro os responsáveis pelas principais festas literárias do Brasil compartilharam suas principais dificuldades, erros e acertos e chegaram a algumas conclusões, como por exemplo, a importância dos professores, tanto para fornecer novas ideias, quanto na formação de novos leitores.

Outro consenso entre todos eles é a dificuldade na captação de recursos para as feiras literárias, e aplaudida, Guiomar de Grammont propôs a criação de um documento para ajudar na desburocratização da liberação desses recursos. “Nós devíamos comprovar nossas ações com nossos resultados e não com notas e recibos. Toda essa burocracia é que dificulta ainda mais as nossas feiras”, disse no encontro.

No evento realizado pelo PublishNews, em Paraty, surgiu a ideia de reunir curadores e organizadores de eventos literários em um fórum de discussões e debates. Esse encontro foi, de certa maneira, mais um dos frutos dessa semente. Fica claro para os organizadores desses festivais que a união entre eles é benéfica não só para ajudar a encontrar soluções conjuntas para problemas comuns, mas também para compartilhar acertos.

Fórum das Letras passa a ser bienal

Museu da Inconfidência | © Talita Facchini
Museu da Inconfidência | © Talita Facchini

O Fórum das Letras também enfrenta suas próprias dificuldades, e depois de muita conversa, a comissão do evento decidiu que após 13 edições, o evento se tornará bienal, além disso, o Fórum, que tradicionalmente, é realizado em novembro, passará acontecer em agosto. “Nessa época do ano chove muito em Ouro Preto e a cidade acaba ficando mais resguardada e queremos sempre atingir mais pessoas com esse evento”, explicou Guiomar ao PublishNews. Além disso, a falta de uma maior participação dos estudantes e universitários da região pesou na decisão. “Em novembro os estudantes estão todos com provas e entregando trabalhos, então infelizmente não é a melhor época para o evento”, concluiu a curadora.

Mesmo com um pequeno hiato, o Fórum não vai parar, e os preparativos para a próxima edição já estão em andamento, garante Guiomar. “Já posso adiantar que muito provavelmente acontecerá na terceira semana de agosto de 2019”, contou a curadora, que se despede dessa edição satisfeita com o resultado. “Além da homenagem a Drummond que me deixou muito orgulhosa, eu senti que todas as dificuldades que tivemos colocaram as pessoas um pouco mais disponíveis a ajudar o evento. Senti uma boa vontade, sobretudo dos convidados que conjuraram esforços para fazer com que o tudo acontecesse da melhor maneira possível e os assuntos discutidos aqui foram de uma qualidade excelente”, comemora.

O que se pode esperar então da próxima edição do Fórum das Letras? “Me sinto mais militante do que nunca e acredito que através do diálogo, da interação, da otimização de recursos, da força compartilhada, a gente vai dar ao Fórum das Letras a grandiosidade que ele merece e tornar os diálogos discutidos aqui cada vez melhores e mais relevantes”, finaliza Guiomar.

[27/11/2017 10:52:00]