Os 70 anos do ‘Rei’ do terror
PublishNews, Leonardo Neto, 22/09/2017
Justo na semana em que Stephen King completa 70 anos, seu livro ‘It’ chega ao topo da Lista de Ficção

Frame do filme 'It', baseado na obra homônima de Stephen King, que alcançou nessa semana o topo da Lista de Ficção do PublishNews | © Divulgação
Frame do filme 'It', baseado na obra homônima de Stephen King, que alcançou nessa semana o topo da Lista de Ficção do PublishNews | © Divulgação

Na última quinta-feira (21), Stephen King completou 70 aninhos. E seus leitores brasileiros deram de presente para ele o primeiro lugar da Lista de Ficção dessa semana. O seu livro It – A coisa (Suma / Companhia das Letras) alcançou o topo da lista ao vender 2.528 exemplares nessa semana. A escalada de vendas do livro, que apareceu na lista pela primeira vez em agosto, vem junto com o filme que encerrou a sua segunda semana de exibição nos cinemas brasileiros. Nos EUA, o livro já é a quinta maior bilheteria de um filme de terror e fez US$ 100 milhões em bilheteria na primeira semana de circuito comercial por lá.

Liliane Oppermann estreia na lista já ocupando a terceira posição da Lista Geral | © Divulgação
Liliane Oppermann estreia na lista já ocupando a terceira posição da Lista Geral | © Divulgação

Por falar na Lista de Ficção, um estreante fez bonito nessa semana. Coluna de fogo (Arqueiro / Sextante), de Ken Follet, conquistou, na sua primeira semana na lista, o segundo lugar, com 1.896 cópias vendidas. Completam o rol de estreantes em Ficção os livros O homem que buscava sua sombra (Companhia das Letras), de David Lagercrantz, que dá continuidade à série Millennium; e O ancião que saiu pela janela e desapareceu (Record), de Jonas Jonasson.

Nenhuma novidade, no entanto, nos dois postos mais altos da Lista Geral. Felipe Neto e o seu “livrão” (Coquetel / Ediouro), que não é livro e nem é revista, permanecem na primeira posição, com 7.256 cópias vendidas. O produto (vamos chamar assim) já vendeu 41.540 desde o seu lançamento, há menos de um mês. Isso já lhe garante o terceiro lugar da Lista Anual Parcial de Infantojuvenis. A segunda posição da Lista Geral ficou com a quarta temporada de Minha vida fora de série (Gutenberg / Autêntica), da mineira Paula Pimenta. Na semana, o livro vendeu 3.379. Na terceira posição do ranking geral um estreante. 7 semanas para emagrecer, mudar o pensamento e a vida (Gente), de Liliane Oppermann (na foto ao lado) chegou chegando e vendeu 3.223 cópias na sua semana de estreia.

Quem emagreceu na semana, no entanto, foi a lista. Na comparação com a semana passada, essa apresentou queda de 30% nos números gerais de venda. Maior queda na categoria Infantojuvenil (-47%), reflexo da Bienal do Rio, onde e quando essa categoria explodiu de vender.

O time de estreantes da semana fica completo com: Vamos pensar um pouco (Cortez), de Mauricio de Sousa e Mario Sergio Cortella, em Infantojuvenil; Capital intelectual (Ser Mais), de Mauricio Sita, e Gerenciamento de projetos orientado por valor (Bookman), de Frank P. Saladis e Harold Kerzner, em Negócios.

No Ranking Geral das Editoras, o Grupo Companhia das Letras e a Sextante empataram na primeira posição ao colocarem 14 títulos na semana. Gente, com sete, e Planeta, com seis, completam o pódio. Na corrida pelo Prêmio Avena PublishNews de Editora do Ano, a Sextante segue na liderança, com 65 títulos emplacados ao longo de 2017.

[22/09/2017 10:28:00]