A vez (e o retorno) de Kéfera
PublishNews, Leonardo Neto, 15/09/2017
Primeira ficção escrita pela vlogueira curitibana chega aos mais vendidos ocupando a segunda posição da Lista Geral dessa semana

Na semana passada, a disputa pelo primeiro lugar da lista dos mais vendidos acabou levando muitas pessoas que trabalham no mercado a buscar em seus alfarrábios a definição de livro para tentar entender se o que o selo Coquetel, da Ediouro, estava vendendo era um livro ou uma revista. Estamos falando do “livrão” Felipe Neto, que estreou na semana passada em primeiro lugar e que permanece no topo da lista dos mais vendidos nessa semana, com 15.257 exemplares vendidos. Mas o destaque agora vai para Kéfera e o seu Querido dane-se (Paralela / Companhia das Letras), a primeira incursão da vlogueira curitibana no mundo da ficção. O livro chegou à lista ocupando a segunda posição da Lista Geral, com 7.825 cópias vendidas. Completando o trio que sobe ao pódio dessa semana, Paula Pimenta, que vendeu 5.486 exemplares do quarto livro de Minha vida fora de série (Gutenberg / Autêntica).

Kéfera volta às listas com o seu primeiro livro de ficção | © Divulgação / Bienal do Rio
Kéfera volta às listas com o seu primeiro livro de ficção | © Divulgação / Bienal do Rio

Outra que merece destaque na lista é a dama do crime. A HarperCollins emplacou três títulos de Agatha Christie na Lista de Ficção: Morte na Mesopotâmia, que estreou na 12ª posição; Assassinato no Expresso Oriente, que já tinha aparecido na semana passada e volta nessa na 14ª, e Morte no Nilo, cuja edição da HarperCollins aparece pela primeira vez na lista ocupando a 17ª posição. A editora emplacou ainda Os crimes do monograma, de Sophie Hannah, com a chancela da família de Agatha. Somando todos os números, os livros que levam o nome de Agatha Christie na capa venderam juntos 2.795 exemplares na semana. Nada mal. Ainda em Ficção, a Gente emplacou No colo dos anjos, que estreia na lista na 13ª posição, com 807 exemplares vendidos.

O time de estreantes da semana fica completo com Coisa de menino (Ciranda Cultural), O surreal diário de Any Malu (Frieden) e a edição de luxo de O pequeno príncipe (Agir), que apareceram pela primeira vez na Lista Infantojuvenil e com Conquistar está na moda (Nossa Casa), em Autoajuda.

O Ranking Geral das Editoras volta ser ocupado pela Sextante, que emplacou 13 títulos na semana. Coladinho ali, o Grupo Companhia das Letras aparece na segunda posição, com 12. Com a mãozinha de Agatha Christie, a HarperCollins subiu no ranking e ocupa a terceira posição, com 11 títulos. A Sextante continua inabalável na corrida pelo Prêmio Avena PublishNews de Editora do Ano, com 64 títulos emplacados ao longo de 2017. Dez a mais do que o Grupo Companhia das Letras, que ocupa a segunda posição do Ranking Anual, que ainda está em construção.

[15/09/2017 09:46:00]