Aos (quase) 70, Rita Lee emplaca seu segundo livro entre os mais vendidos
PublishNews, Leonardo Neto, 25/08/2017
‘Dropz’, da Rainha do Rock, estreou na lista nessa semana, ocupando a 9ª posição da Lista de Ficção

Chupando um drops (que não é) de anis, Rita Lee emplaca seu segundo livro na lista dos mais vendidos nesse ano | © Guilherme Samora / Divulgação
Chupando um drops (que não é) de anis, Rita Lee emplaca seu segundo livro na lista dos mais vendidos nesse ano | © Guilherme Samora / Divulgação

No derradeiro dia desse ano, Rita Lee completa 70 anos. Justo no ano dos 70, ela resolveu mudar e fazer tudo o que queria fazer, inclusive brilhar nas listas de mais vendidos. Primeiro veio a sua autobiografia, um sucesso de “bilheteria”, com 78.266 exemplares vendidos no ano, o que colocou o livro – e a vovó do Rock Nacional – na quinta posição da Lista Anual Parcial de 2017. Mas como um é pouco e o bom é ser dois, Rita Lee deixou a banheira e o dolce far niente e escreveu seu segundo livro, Dropz (Globo Livros), que acaba de chegar à lista dos mais vendidos, ocupando a nona posição da lista de Ficção, com 788 exemplares vendidos nessa semana.

Na semana passada, o PublishNews destacou a dupla Neox e Eagle Trindade, autores de Neagle (Astral Cultural). Já na sua semana de estreia, o livro veio parar no topo da Lista Geral com mais de 9,5 mil exemplares vendidos. Nessa semana, o livro caiu para a quinta posição, com 2.354 cópias vendidas. Essa queda nas vendas fez a lista desinchar. Na comparação com a semana anterior, a lista da semana passada apresentou 26% de crescimento nos números gerais de venda. A lista Infantojuvenil, onde o livro da dupla foi cadastrado, apresentou crescimento de 51%. Nessa semana, as coisas voltaram aos patamares normais. E, na comparação com a semana passada, os números de vendas apresentaram queda de 20%. A Infantojuvenil teve queda de 38%.

Sapiens (L&PM) voltou para o topo da lista, com 3.594. No ano, já são 67.264 exemplares vendidos, o que lhe garante a oitava posição da lista Anual Parcial. O poder da ação (Gente), sobe para a segunda posição, com 3.259, e Batalha espiritual (Petra / Ediouro), completa o pódio, com 2.562 cópias. Batalha espiritual, a propósito, continua vencendo a guerra e ocupa o topo da Lista Anual, com 107.467 exemplares comercializados. Forte concorrente para o Prêmio Avena PublishNews 2017.

Além de Dropz, da Rita Lee, a lista trouxe outras seis novidades na semana. Em Ficção, também estreou Como agarrar uma herdeira (Arqueiro / Sextente), na 14ª posição. Em Não Ficção, os estreantes foram Cavaleiro das Américas (HaperCollins), em quarto; A beleza da vida (Abril), em 12ª, e São Paulo nas alturas (Três Estrelas), em 18º. Nada easy (Gente), estreou ocupando a segunda posição da lista de Negócios, completando o time de novidades dessa semana, a edição em capa dura de Harry Potter e a pedra filosofal (Rocco) estreou na sexta posição da lista Infantojuvenil.

O Ranking Geral das Editoras continua liderado pela Sextante, que emplacou 14 títulos. O Grupo Companhia das Letras se manteve na segunda posição, com 13. Já o Grupo Editorial Record, que na semana passada aparecia na sétima posição, subiu e fechou a semana na terceira, com sete títulos. A Sextante se mantém isoladíssima no topo do Ranking Anual das Editoras, com 64 títulos emplacados ao longo do ano. Vai ser difícil tirar o Prêmio Avena PublishNews de Editora do Ano das mãos deles.

[25/08/2017 09:26:00]