Mundo de Larissa Manoela debuta no topo da lista
PublishNews, Carlo Carrenho, 23/06/2017
Livro da atriz mirim que está marcando presença nas telonas pelo Brasil afora é o mais vendido do país

O segundo livro da atriz Larissa Manoela conquistou pela primeira vez o lugar mais alto do pódio | © Divulgação
O segundo livro da atriz Larissa Manoela conquistou pela primeira vez o lugar mais alto do pódio | © Divulgação
Embalado pela estreia do filme Meus 15 anos em inúmeros cinemas do país, O mundo de Larissa Manoela (HarperCollins) assumiu a liderança da lista geral do PublishNews. O livro debutou na lista geral quatro semanas atrás, em 12º lugar, assumindo nas duas semanas seguinte a segunda colocação para agora desbancar Batalha Espiritual (Petra), do padre Reginaldo Manzotti, que fica em segundo lugar. Mas a disputa entre o religioso e a atriz mirim está acirrada: a diferença nas vendas apuradas foi apenas de 172 exemplares. No segundo pelotão, a batalha não é espiritual nem mirim, mas é uma luta exemplar a exemplar. Nesta semana, O poder da ação (Gente) e Como vencer gigantes (Sextante) avançaram um degrau no ranking geral, ficando na terceira e na quarta posições, enquanto a autobiografia de Rita Lee (Globo Livros) caiu para o quinto lugar. A diferença de vendas entre o terceiro e o quinto lugar foi de apenas 197 exemplares.

Na lista de ficção, as mulheres estão na frente. A sensível obra de Rupi Kaur, Outros jeitos de usar a boca (Planeta), está no topo do ranking, superando O homem mais inteligente da história (Sextante), de Augusto Cury, por meros quatro exemplares.

Em não ficção, a liderança segue sendo da autobiografia de Rita Lee (Globo Livros), que ganha como companheiras de lista as obras O segredo da Dinamarca e Quando eu vim-me embora, ambas da editora LeYa, que estreiam em sexto e 16º lugar respectivamente.

As outras novidades na lista são, em infantojuvenil, Diversão no banho com o amigo pato, da Yoyo Books, selo da Nobel; e Os contos de Beedle, o Bardo e Animais Fantásticos e onde habitam, ambos da Rocco. Já na lista de negócios, aparecem pela primeira na vez os manuais As 16 Leis do Sucesso, da Faro Editorial, e O guia do pai rico, da Alta Books.

No ranking semanal de editores, a Sextante está na frente com 20 títulos, seguida por Intrínseca com 11, Companhia das Letras com nove e o empate triplo em quarto lugar entre Record, Harpercollins e Planeta, todas emplacando seis livros na lista. Já no ranking anual, na corrida pelo Prêmio Avena PublishNews de Editora do Ano, os três primeiros lugares se repetem com Sextante, Intrínseca e Companhia das Letras nas três primeiras posições.

[23/06/2017 10:09:00]