Mais um juiz enfrentando gigantes
PublishNews, Carlo Carrenho, 19/06/2017
O livro 'Como vencer gigantes', de William Douglas, estreia em quinto lugar no ranking geral, atrás do padre Manzotti, Larissa Manoela, Rita Lee e Paulo Vieira

William Douglas volta à lista de mais vendidos com o livro 'Como vencer gigantes' | © Divulgação
William Douglas volta à lista de mais vendidos com o livro 'Como vencer gigantes' | © Divulgação

Dos 20 livros mais vendidos no Brasil na semana passada, treze são obras de autores nacionais. É isto que mostra a Lista Geral de Mais Vendidos publicada na última sexta-feira pelo PublishNews. É claro que a Lista de Ficção segue dominada pelos autores gringos ­– só três dos 20 bestsellers são de escritores brasileiros –, mas em uma semana onde só quatro livros de ficção ficaram entre os 20 mais vendidos do país, a não ficção e autoajuda nacionais mostraram sua força. Somadas todas as vendas dos 100 livros mais vendidos da semana, observa-se um crescimento de 7% no total de unidades em relação à semana anterior, quando houve queda de 3%. Esta amostra de livros mais vendidos está longe de representar o universo do mercado, mas em tempos de crise qualquer notícia boa merece comemoração.

O livro mais vendido do Brasil continua sendo Batalha espiritual (Petra), do padre Reginaldo Manzotti. A segunda posição também não mudou: O mundo de Larissa Manoela (HarperCollins) segue na vice-liderança, e agora vai contar com a ajuda do filme Meus 15 anos que acaba de chegar aos cinemas com a atriz mirim. Já a autobiografia de Rita Lee, da Globo Livros, pulou da quinta para terceira posição, e O poder da Ação (Gente), de Paulo Vieira, manteve a quarta colocação.

A grande novidade da semana ficou, portanto, ficou por conta do lançamento da Sextante Como vencer gigantes, do pastor Flávio Valvassoura e do juiz arrasa-prateleiras William Douglas. O livro estreia na lista na terceira posição de autoajuda e em quinto lugar no ranking geral. Em 2016, William Douglas emplacou três livros na lista – A última carta do tenente (Planeta), Formigas (Mundo Cristão) e a As 25 Leis Bíblicas do Sucesso (Sextante) –, mas estava ausente do ranking até agora em 2017. "Estou feliz de estar de volta e, mais uma vez, com um livro bíblico mas em linguagem comum e sem evangeliquês, voltado para resolver os problemas práticos do dia a dia", declarou o autor ao PublishNews. Resta saber agora se William Douglas conseguirá resolver seu problema prático de vencer os gigantes Padre Manzotti, Larissa Manoela, Rita Lee e Paulo Vieira na briga pelo topo do lista de mais vendidos.

As outras novidades são, em ficção, a edição com a capa do filme de Tudo e todas as coisas, do selo Arqueiro da Sextante, e Nossas noites, de Kent Haruf, da Companhia das Letras. Já em não ficção, estreiam Todos contra todos, da Leya; Maurício: a história que não está no gibi, do selo Primeira Pessoa da Sextante; e Por uma São Paulo mais sustentável, da Vox Editora. A última novidade é Cores, do selo da Tiger Tales da Nobel, na lista infantojuvenil.

Na corrida pelo Prêmio Avena Publishnews 2017 de editora do ano, a Sextante segue isolada na frente com 55 livros emplacados até agora nas listas semanais. Em segundo lugar, está a Intrínseca com 45 títulos, seguida de perto pela Companhia das Letras em terceiro lugar com 42 best-sellers este ano nas listas do PublishNews.

[19/06/2017 11:05:00]