Com novo livro, Larissa Manoela cresce na lista
PublishNews, Leonardo Neto, 09/05/2017
Em três semanas, ‘O mundo de Larissa Manoela’ alcança a segunda posição da Lista Geral, perdendo só para ‘Batalha espiritual’, do padre Reginaldo Manzotti

Segundo livro de Larissa Manoela alcança o segundo lugar da lista geral, com 4.788 cópias vendidas | © Divulgação
Segundo livro de Larissa Manoela alcança o segundo lugar da lista geral, com 4.788 cópias vendidas | © Divulgação

No ano passado, Larissa Manoela, a atriz que viveu no SBT a Maria Joaquina da novela Carrossel, conquistou o Prêmio Avena PublishNews na categoria Infantojuvenil ao vender 178.936 exemplares do seu livro O diário de Larissa Manoela (HaperCollins). Há três semanas, ela voltou à lista com novo livro, O mundo de Larissa Manoela (HarperCollins). O comecinho foi tímido: 734 exemplares vendidos na primeira semana, mas na segunda, o livro já dava sinais do seu potencial e conseguiu alcançar o topo da lista Infantojuvenil e o 12º lugar da Lista Geral, com 2.121 exemplares. Nessa semana, o livro mostra a que veio: vendeu 4.788 cópias e alcançou o segundo lugar da Lista Geral, perdendo apenas para Batalha espiritual (Petra / Ediouro), de Reginaldo Manzotti, que teve 5.118 cópias vendidas na semana. O livro do padre, aliás, já acumula 70.354 exemplares vendidos no ano, se aproximando cada vez mais do primeiro colocado da Lista Anual Parcial de 2017, liderada por O homem mais inteligente da história (Sextante), de Augusto Cury. Ou seja, ele tem vencido muitas batalhas, mas a guerra ainda não está ganha.

O terceiro lugar da lista também merece destaque. As vendas de Extraordinário (Intrínseca), de R. J. Palacio, foram impulsionadas pela divulgação do trailer do filme de mesmo nome, cuja estreia está marcada só para novembro. Na semana, foram 2.650 exemplares vendidos.

As vendas expressivas do novo livro de Larissa Manoela ajudaram a crescer as vendas no segmento Infantojuvenil em 19%. No entanto, não foram suficientes para manter o crescimento nos números gerais de vendas. Se na semana passada, a lista apresentou crescimento de 13% na comparação com a anterior, nessa, houve queda de 3%. E a queda foi sentida com mais força (-20%) justamente na categoria Negócios, que tinha apresentado 50% de crescimento na semana passada.

Apesar da queda nas vendas em Negócios, a lista trouxe cinco novidades nessa semana: Pessoas de resultado (Gente), que lidera a lista com 1.640 cópias; Sprint (Intrínseca), de Jake Knapp, John Zeratsky e Branden Kowitz, na 12ª posição; Fábrica de líderes (Virelid Editora), de Acacio Queiroz, na 16ª, e Negociando racionalmente (Atlas), de Max H. Bazerman e Margaret A. Neale, na 20ª.

Novidades também na Lista de Não Ficção: My take on me (Faro), de Morten Harket, na 11ª posição; Chata de galocha (Gente), de Lu Ferreira, na 12ª, e Cidades e soluções (LeYa), do jornalista André Trigueiro, na 15ª. Completa a lista de novidades da semana, Como isso funciona? (Yoyo Books), que aparece na lanterninha da lista Infantojuvenil.

No Ranking Geral das Editoras, a Intrínseca alcançou a Sextante, que vinha se mantendo isolada na primeira posição desde 12 de maio. Cada uma emplacou 13 títulos nessa semana. O Grupo Companhia das Letras aparece na sequência, com nove. A Planeta, com oito, completa o pódio. Na disputa pelo troféu do Prêmio Avena PublishNews 2017, a Sextante se mantém isolada no topo, com 52 títulos: sete títulos a mais do que a segunda colocada, a Intrínseca.

[09/06/2017 10:56:00]