
Na semana passada, Jorge Venilson Menezes de Oliveira esteve pela primeira vez em Buenos Aires. Ele foi o vencedor do Prêmio Jabuti nas Livrarias, que dá reconhecimento ao trabalho de livreiros na promoção de livros finalistas e/ou ganhadores da última edição do Prêmio Jabuti. “A notícia chegou até a minha cidade natal antes mesmo de eu ligar para a minha família. Uma tia me ligou entusiasmada e me perguntou ‘meu filho, você sabe o quanto é importante um Jabuti?’”, contou rindo ao PublishNews o baiano de Ibicaraí, cidade que faz divisa com Itabuna. “Agora lá na minha região, tem dois jorges premiados com um Jabuti... eu e um tal de Jorge Amado [nascido em Itabuna]”, caiu na gargalhada.
Jorge, o livreiro, é um sujeito boa praça. Até os 20 anos, foi jogador de futebol e chegou a dividir os campos com Bebeto, que compôs a seleção campeã da Copa de 1994. Foi mais ou menos nessa época que se decepcionou com o futebol – “o futebol tem dessas coisas” – e resolveu visitar um irmão de criação que tinha se mudado para São Paulo. Na cidade grande, conheceu o casal Eleilson e Ângela, que tocavam a Inay Livros, empresa especializada na venda de livros em congressos acadêmicos. Assim começava a sua história no livro que já dura 25 anos.

Hoje, Jorge é o responsável pela Livraria Unesp Móvel, que circula pelas cidades onde a Universidade Estadual Paulista mantém seus campi. Em cada viagem, a livraria instalada em um caminhãozinho carrega oito mil exemplares de dois mil títulos diversificados entre livros acadêmicos, infantis e best-sellers. O caminhão visita muitas cidades onde não há livrarias, cumprindo seu papel de levar o livro até o leitor. “Nessas cidades, o caminhão é um evento! As pessoas querem tirar fotos, fazem filas para comprar livros. É um trabalho muito gratificante”, disse ao PublishNews.
Apesar desse sucesso, o caminhãozinho anda na berlinda. “Nesse momento, o que a gente tem conversado é sobre a viabilidade do projeto. É um projeto socialmente muito importante e institucionalmente muito interessante. A Unesp é uma universidade multicampi e é uma forma de a gente estar presente, mas, de fato, do ponto de vista comercial, o conceito é mesmo muito difícil de se sustentar”, ponderou o professor Jézio Gutierre, diretor da Fundação Editora Unesp. “Estamos desacelerando o projeto nesse momento, procurando levar a Livraria Móvel a ações mais pontuais, tomando cuidado para que a gente não perca mais dinheiro do que o suportável. Ao mesmo tempo, estamos em contato com outros patrocinadores para buscar soluções que dê continuidade à Livraria Móvel. Confesso que hoje estou um pouco mais otimista do que eu estava há dois meses atrás”, completou o diretor. Interessados em fechar parcerias com a livraria podem escrever para livrariamovel@editora.unesp.br.
A livraria realizou uma campanha durante a sua passagem pelo Guarujá, no litoral paulista, o que lhe rendeu o prêmio. “Quando ficamos sabendo do prêmio, decidimos que íamos espalhar jabutis pela livraria. Então, fui até a Rua do Ouro [apelido dado à Rua Barão de Paranapiacaba, no centro de São Paulo] e encontrei um porta-joias no formato do bicho. Comprei uma porção deles e levei. Foi um sucesso!”, lembra. Para a temporada no Guarujá, foram criadas peças publicitárias com o Jabuti usando uma boia. O Jabuti foi à praia.
Em Buenos Aires, o PublishNews encontrou Jorge na El Ateneo Gran Splendid, uma livraria instalada dentro de um cinema desativado nos anos 1990 que recebe cerca de três mil pessoas por dia. A livraria foi uma das muitas que Jorge visitou. “Estou aqui em Buenos Aires como um comerciante de livros. Para mim é interessante ver os segmentos que vendem mais, como expõem seus livros”, disse. Ele passou também pela Feira do Livro de Buenos Aires que segue a todo vapor com sua programação até o próximo dia 15.