O que é Erick?
PublishNews, Leonardo Neto, 24/02/2017
Na sua estreia na lista dos mais vendidos, Erick Mafra alcança o segundo lugar da lista Geral ao vender mais de 2,5 mil exemplares nessa semana

Erick Mafra estreia na lista de mais vendidos com O garoto do sonho (Astral Cultural) | © Divulgação
Erick Mafra estreia na lista de mais vendidos com O garoto do sonho (Astral Cultural) | © Divulgação

Em seu canal no YouTube, Erick Mafra colocou em destaque um vídeo no qual ele explica “O que é o Erick”. Com pouco mais de 122 mil seguidores – números modestos perto de outros youtubers que estão por aí –, ele explica que seu objetivo não é arrebanhar multidões de fãs, mas “parceiros em uma jornada que é de todos”. E foram justamente esses parceiros que o levaram ao segundo lugar na lista Geral dessa semana ao vender 2.540 exemplares do seu livro O garoto do sonho (Astral Cultural). Nada mal para uma estreia, ainda mais se considerar que, pelos números gerais da lista, houve uma queda de 5% no volume de vendas, na comparação com a semana passada. Ele perdeu apenas para o até então imbatível Augusto Cury que vendeu 3.068 cópias de O homem mais inteligente da história (Sextante). Erick ganhou, nessa semana, de Mario Sergio Cortella, que vendeu 2.235 exemplares de Por que fazemos o que fazemos? (Planeta), que terminou a semana em terceiro lugar na lista Geral.

E já que é carnaval, vamos falar de samba. Uma história do samba – As origens (Companhia das Letras), primeiro volume da biografia do gênero musical escrita por Lira Neto, estreou na lista de Não Ficção, com 230 exemplares. Ele faz companhia a outros dois estreantes em Não Ficção: A verdade é teimosa (Intrínseca), de Míriam Leitão, que ficou na 12ª posição ao vender 445 exemplares, e de Estrelas além do tempo (HarperCollins), que, apesar do suporte do filme que concorre ao Oscar na categoria Melhor Filme, estreou na lanterninha da lista, com 228.

Na lista de Negócios, provando o poder da Volta às Aulas, uma verdadeira enxurrada de Vade Mecuns. A edição tradicional da Saraiva encabeça a lista, com 1.001 exemplares vendidos e, na semana, três novas versões ganharam a lista: a 17ª edição compacta da Saraiva, que estreou na 11ª posição, com 321 exemplares; o Vade Mecum universitário de direito – 21ª edição, da Rideel, na 16ª, com 239, e o Compacto de Direito – 13ª edição, também da Rideel, na 19ª, com 231 exemplares vendidos.

Os outros estreantes na semana foram: A promessa (Arqueiro / Sextante), de Harlan Coben, na 16ª posição de Ficção; Segredos mágicos da sua mente (Citadel), de David Medina, na 9ª posição de Autoajuda; Universidade Monstros - na Escola de Monstros (Melhoramentos) e Diário de uma garota nada popular - Vol. 11 (Verus / Grupo Editorial Record), respectivamente, na 9ª e na 11ª posições da lista Infantojuvenil.

No Ranking das Editoras, a Intrínseca saltou para a primeira posição, com 17 títulos. A Sextante, que na semana passada liderava, caiu uma posição e fechou a semana em segundo, com 16. O Grupo Companhia das Letras permaneceu na terceira posição, com 12.

[24/02/2017 10:00:00]