
Para David Roche, presidente da Feira do Livro de Londres, Luiz é “sinônimo da indústria editorial brasileira. Nós do conselho consultivo da Feira estamos muito satisfeitos em reconhecer a sua imensa contribuição ao longo de todos esses anos”.
A respeito da escolha de Schwarcz, o agente literário britânico Sam Edenborough, da ILA, disse: “Estou tão feliz que as formidáveis realizações de Luiz Schwarcz estejam sendo reconhecidas desta forma. Tanto ele quanto a Companhia das Letras encarnam verdadeiramente o espírito deste prêmio. Desde o início da sua carreira, Luiz tem sido um dos principais incentivadores da presença de autores brasileiros no resto do mundo e também responsável por apresentar aos seus colegas brasileiros o melhor da literatura internacional. Ele conquistou este sucesso mesmo navegando, muitas vezes, em condições econômicas e políticas desafiadoras. Ao longo dos anos, ele inspirou uma geração de editores no Brasil e é um nome muito respeitado por seus amigos e parceiros de negócios em toda a comunidade editorial internacional”.
Com o prêmio, Schwarcz tem seu nome inscrito ao lado de grandes personalidades da indústria editorial mundial, como a baronesa Gail Rebuck (Penguin Random House), Antoine Gallimard (Éditions Gallimard), Peter Usborne (Usborne), Deborah Rogers (Rogers, Coleridge & White), Sonny Mehta (Alfred A. Knopf), John Lyon (Little,Brown), Lynette Owen (Pearson Education) e Michael Krüger (Hanser Verlag).
A entrega do prêmio acontece no dia 14 de março, às 18h30, no Centro de Conferência Olympia, em Londres.