Mais vendidos ganharão prêmio
PublishNews, Redação, 23/01/2017
Em parceria com a International Paper, PublishNews cria Prêmio Avena PublishNews, que vai premiar os 15 livros mais vendidos do ano

Na primeira edição de cada ano, o PublishNews sempre publica os resultados da sua lista anual, que revela quais foram os livros mais vendidos no ano anterior. A partir deste ano, a publicação desta lista ganhará um reforço, com a criação do Prêmio Avena PublishNews, que dará aos 15 livros mais vendidos no ano um troféu. O prêmio foi criado em parceria com a International Paper, fabricante dos papeís Chambril Avena e Chambril Avena + para o segmento editorial, e dará também à editora que emplacou mais títulos na lista e ao livro mais vendido do ano um prêmio especial. Além disso, será entregue o Prêmio PublishNews Avena de Contribuição ao Mercado de Livros, que dará reconhecimento a um profissional que teve uma relevância na construção do mercado editorial no Brasil, e o Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano, que elegerá o profissional de destaque nesta área.

Em 2016, o livro mais vendido foi Como eu era antes de você (Intrínseca), de Jojo Moyes, e a editora que encabeça o ranking dos mais vendidos foi a Nobel, que emplacou 95 títulos na lista. Representantes de editoras como Companhia das Letras, Gente, Globo Livros, HarperCollins Brasil, LeYa, Record e Saraiva também deverão subir ao palco para receber o troféu.

Para Carlo Carrenho, fundador e CEO do PublishNews, o prêmio chega para incentivar os profissionais de marketing e de vendas. “A nossa ideia é dar reconhecimento aos profissionais de marketing e de vendas, que muitas vezes ficam invisíveis para os prêmios literários já existentes. Esses profissionais têm um papel fundamental na sobrevivência da indústria do livro no Brasil”, observou Carrenho. A tese encontra respaldo da International Paper,conforme explica Tayla Monteiro, gerente de Marcas e Produtos da empresa: “a International Paper promove mais essa iniciativa para o mercado editorial como forma de reconhecimento aos profissionais que trabalham para ampliar o acesso da população brasileira à informação por meio da literatura. O prêmio também leva o nome do papel off-white Chambril Avena que faz parte da nossa linha de produtos destinados para atender às necessidades do segmento editorial”. Por essas razões, o troféu deverá ser entregue aos diretores comerciais de cada uma das editoras vencedoras.

O prêmio será entregue em março, em São Paulo.

Confira abaixo os três livros mais vendidos em cada uma das cinco categorias:

Ficção

Como eu era antes de você (Intrínseca), de Jojo Moyes
Depois de você (Intrínseca), de Jojo Moyes
Orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares (LeYa), de Ransom Riggs

Não Ficção

Muito mais que 5inco minutos (Paralela / Grupo Companhia das Letras), de Kéfera Buchmann
O diário de Anne Frank (Record), de Mirjam Pressler e Otto H. Frank
Lava Jato (Primeira Pessoa / Sextante), de Vladimir Netto

Autoajuda

Ruah (Principium / Globo Livros), de padre Marcelo Rossi
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século (Saraiva), de Augusto Cury
O poder da ação (Gente), de Paulo Vieira

Infantojuvenil

O diário de Larissa Manoela (HarperCollins), de Larissa Manoela
Harry Potter e a criança amaldiçoada (Rocco), de J. K. Rowling
AuthenticGames (Astral Cultural), de Marco Túlio

Negócios

Os segredos da mente milionária (Sextante), de T. Harv Eker
Geração de valor 2 (Sextante), de Flávio Augusto da Silva
O monge e o executivo (Sextante), de James Hunter

[23/01/2017 11:04:00]