O bom negócio da lista de Negócios
PublishNews, Leonardo Neto, 13/01/2017
Em uma semana de queda nas vendas, a lista de Negócios foi a única que cresceu. ‘Geração de valor 3’, de Flávio Augusto da Silva, encabeça a lista.

Flávio Augusto da Silva, autor da série 'Geração de valor' vendeu 2.575 exemplares dos três títulos da série | © Divulgação
Flávio Augusto da Silva, autor da série 'Geração de valor' vendeu 2.575 exemplares dos três títulos da série | © Divulgação
Na semana passada, a lista de mais vendidos do PublishNews apurou 134.355 unidades comercializadas. Nesta, foram 120.369, queda de 10% nos números totais. E a queda foi sentida em quase todas as categorias – Infantojuvenil (-20%), Não Ficção (-14%), Ficção (-7%) e Autoajuda (-6%) – menos na de Negócios, que apresentou aumento de 13% no número de exemplares vendidos na comparação com a semana anterior. A categoria é encabeçada por Geração de valor 3 (Buzz), de Flávio Augusto da Silva, que vendeu 1.632 exemplares. Aliás, os outros dois volumes da série também aparecem na lista: Geração de valor 1, na 5ª posição, com 577 unidades vendidas, e Geração de valor 2, na 10ª posição, com 366. Se somar as vendas dos três títulos, Flávio vendeu 2.575 exemplares nesta semana. A Sextante, que publicou os dois primeiros volumes da série, lidera o ranking semanal nesta categoria, com oito dos 20 títulos da lista de Negócios.

Ainda na lista de Negócios, merece destaque o debutante da semana: A arte da guerra: os 13 capítulos originais – Edição completa (Novo Século), que fechou a semana na 20ª posição ao vender 143 cópias.

A lista geral tem novo líder. Augusto Cury destronou Harry Potter e a criança amaldiçoada (Rocco), com O homem mais inteligente da história (Sextante), que vendeu 6.569 exemplares, versus 5.766 do bruxinho de J.K. Rowling. Na terceira posição ficou a bomba de fofurice Quatro vidas de um cachorro (HarperCollins Brasil), de Bruce Cameron, que vendeu 4.082 exemplares.

A lista de Ficção voltou a ficar mais quente com a escalada de Cinquenta tons mais escuros (Intrínseca), que andava meio sumido, mas ganhou novo fôlego – e nova capa – com a aproximação da estreia do filme marcada para o dia 9 de fevereiro nos cinemas. Outro livro que tirou vantagem do audiovisual na lista de Ficção foi Dois irmãos (Companhia das Letras), de Milton Hatoum, cuja edição de bolso alcançou a 18ª posição da lista ao vender 582 unidades na última semana. A minissérie baseada na obra estreou na TV Globo na última segunda-feira (9).

Em janeiro agora, a cidade de São Paulo completa seus 463 anos e para comemorar nada melhor do que um livro que celebra a metrópole estreando na lista de Não Ficção. O guia Dois por um – São Paulo a dois (Swissmade), de Rita e Christoph Grimm, lista 83 estabelecimentos paulistanos onde dois podem comer bem e se divertir pelo preço de um. A estreia do livro na 13ª posição marcou também a estreia da editora na lista.

O ranking das editoras da semana é liderado pela Intrínseca, que emplacou 19 títulos. Na sequência aparecem a Sextante, com 16, e o Grupo Companhia das Letras, com 15. Na quarta posição, aparece a Planeta, com cinco títulos. Globo e Nobel ficaram empatadas com quatro títulos cada. Chama a atenção a HarperCollins Brasil, que começou o ano apartada da Ediouro. A editora emplacou três títulos e ficou empatada com Alto Astral, Gente, Grupo Editorial Record e Saraiva.

[13/01/2017 11:03:42]