Quadrinistas se mobilizam para incluir a categoria ‘Histórias em Quadrinhos’ no Jabuti
PublishNews, Leonardo Neto, 10/01/2017
Presidente da CBL vê com bons olhos e acredita que nova categoria daria ‘frescor’ ao Jabuti, mas a decisão fica por conta do conselho curador do prêmio

Na sua última edição, o Prêmio Jabuti entregou estatuetas em 27 categorias. Esse número poderá aumentar, caso a Câmara Brasileira do Livro (CBL), entidade que organiza o prêmio, e o conselho curador do Jabuti acatem a proposta de quadrinistas para incluir no certame a categoria Histórias em Quadrinhos. Uma petição subscrita por nomes como Laerte Coutinho, Eloar Guazzelli, Sidney Gusman, Marcello Quintanilha e Rogério de Campos está circulando na rede colhendo assinaturas para que a categoria seja inclusa na próxima edição do concurso.

No documento, que até o fechamento desta edição reunia mais de 730 assinaturas, os quadrinistas observam que, “embora tenham nascido nos jornais e tenham permanecido grande parte de sua história nas bancas de jornais e revistas, os quadrinhos são publicados no formato livro, no Brasil, desde o início do século 20”. E que essa presença tem sido cada vez maior nas livrarias. A favor do pleito, os quadrinistas pontuam que grandes grupos como Autêntica, Companhia das Letras, Ediouro, Globo, Intrínseca, LeYa, Record, Rocco, Saraiva e Sextante publicaram quadrinhos na década corrente e que quatro deles possuem selos exclusivamente dedicados ao segmento: Nemo, da Autêntica; Quadrinhos na Cia., da Companhia das Letras; Pixel, da Ediouro, e Globo Graphics, da Globo.

O abaixo-assinado cita a lista dos mais vendidos do PublishNews para nortear a sua sustentação. Na lista anual de 2016, a Panini, editora especializada neste tipo de publicação, aparece na nona posição do ranking das editoras, com 26 títulos emplacados no ano passado.

“Na minha opinião pessoal, os Quadrinhos podem dar um frescor ao Jabuti. Gostei bastante da ideia. Agora temos que esperar receber oficialmente a petição e encaminhá-la ao conselho curador do Prêmio, que é quem vai decidir sobre o assunto”, disse entusiasmado Luis Antônio Torelli, presidente da CBL ao PublishNews. Marisa Lajolo, quem capitaneia o conselho, está de férias, segundo informou Torelli e deve retornar no fim do mês para a primeira reunião do Jabuti de 2017.

Para ter acesso à íntegra do abaixo-assinado e subscrevê-lo, clique aqui.

[10/01/2017 10:13:00]