
Recentemente, o PublishNews noticiou a crise vivida pelas Bibliotecas Parque do Rio de Janeiro. A rede de bibliotecas-modelo alterou o seu horário de funcionamento e colocou parte de seus funcionários em aviso prévio depois do fim do contrato firmado entre Secretaria de Cultura do Estado e a Organização Social (OS) Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), que gerenciava os equipamentos públicos. Na ocasião, Carlo Carrenho, fundador do PublishNews, publicou um manifesto em que pediu apoio dos nossos assinantes para tentar salvar as Bibliotecas Parque do Rio. Diante desse cenário, o Instituto Pró-Livro (IPL) resolveu dar às Bibliotecas Parque o Prêmio IPL – Retratos da Leitura cujo objetivo é homenagear e reconhecer organizações que promovem ações exitosas no fomento à leitura e à difusão do livro. A rede de Bibliotecas Parques do Rio é um dos três ganhadores na categoria Bibliotecas Públicas. As outras ganhadoras nesta categoria foram: a Biblioteca Pública Estadual do Acre e Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude.
Na categoria Cadeia Produtiva, os três ganhadores foram: as Bibliotecas Comunitárias do Instituto Ecofuturo, mantido pela Suzano Papel e Celulose; os Clubes de Leitura realizados pela Companhia das Letras em presídios; e a rede social Skoob.
A Fundação Itaú Social, pela campanha Leia para uma criança; a Associação Vaga Lume, pelo projeto Expedição Vaga Lume, e a Associação Cultural Estudos Contemporâneos, promotora da Flupp – Festa Literária das Periferias – ganharam na categoria ONGs.
