Homenageando Murilo Rubião, Fórum das Letras de Ouro Preto começa nesta quinta-feira
PublishNews, Redação, 09/11/2016
Com o tema ‘O Brasil’, o evento reunirá dezenas de convidados em uma programação composta por debates, exposição, performances artísticas e exibição de filmes

Emicida, Ferréz, Fernando Morais, João Moreira Salles, Jean-Paul Delfino (França) e Francisco José Viegas (Portugal) são alguns dos convidados de edição de 2016 do Fórum das Letras de Ouro Preto, que começa nesta quinta-feira (10), na cidade mineira. Com o tema O Brasil, o evento que segue com sua programação até o domingo (15), reunirá dezenas de convidados em uma programação intensa e gratuita, composta por debates, exposição, performances artísticas e exibição de filmes. Esta edição do evento terá como patrono o escritor Murilo Rubião, cujo centenário de nascimento é comemorado este ano.

Na pauta estarão discussões sobre a produção literária, a cultura, o atual contexto político e de resistência e também a forma como o país é visto no exterior, entre outras questões. “O Fórum das Letras continuará ressaltando manifestações e gêneros literários representativos da imensa diversidade cultural que caracteriza o Brasil. Além disso, denunciando o abismo social que nos caracteriza, colocaremos em debate os baixos índices de leitura da população, com a consequente distribuição desigual das oportunidades para os escritores brasileiros”, define a coordenadora geral e curadora, Guiomar de Grammont.

Guiomar defende que o Fórum exerce um papel importante na formação de leitores. “O evento persistirá, mais do que nunca, na tarefa de formar mais leitores para reduzir as desigualdades em nosso país através da educação e da cultura. Por isso, nossa proposta é falar das fraturas, dos silêncios, das escritas que contam outras histórias de outros brasis. Enfim, colocar em cena vozes que não encontram expressão nos veículos de publicação, divulgação e circulação hoje disponíveis”, completou.

Fórum das Letras de Ouro Preto começa nesta quinta-feira | © Divulgação
Fórum das Letras de Ouro Preto começa nesta quinta-feira | © Divulgação

Outros nomes confirmaram presença no evento: o francês Jean-Yves Loude e os brasileiros Adauto Novaes, André Santanna, André Vallias, Audálio Dantas, Consuelo Dieguez, Eduardo Jardim, Férrez, Fernando Morais, Elisa Lucinda, Emicida, Guilherme Wisnik, João Moreira Salles, Joel Zito Araujo, Julian Fuks, Leonardo Sakamoto, Lirinha, Marcelo Zorzanelli, Maria Esther Maciel, Marta Barcellos, Munduruku, Paulo Markun e Sergio Rodrigues, entre outros.

Programação infantil

Uma das novidades da edição de 2016 é uma parceria com o SESC MG. “Em primeiro lugar consideramos o Fórum um dos eventos literários de Minas Gerais de maior significação. Desse modo, é com muita alegria que estamos participando desta edição, com programação no Fórum das Letrinhas, voltada para o público infantil, reforçando as mesas de debates, e incorporando atividades literárias desenvolvidas pelo Sesc Palladium que já possuem repercussão em BH, como é o caso do projeto Caro Leitor. Destaco também os nove cortejos das culturas populares tradicionais da periferia de Ouro Preto que estamos trazendo para o centro histórico da cidade. É muito importante que este diálogo se estabeleça e que a cultura seja uma forma de estreitar os laços entre a periferia e o centro” destaca o gerente de Ações Culturais do Sesc, Jorge Cabrera.

[09/11/2016 10:06:00]