Anderson Cavalcante promete barulho com nova editora
PublishNews, Leonardo Neto, 1º/11/2016
Buzz, nova editora criada por Cavalcante (ex-Sextante e ex-Gente), quer fechar os próximos 12 meses com faturamento de R$ 20 milhões

Buzz, nova editora criada por Anderson Cavalcante, quer fechar os próximos 12 meses com faturamento de R$ 20 milhões | © Divulgação
Buzz, nova editora criada por Anderson Cavalcante, quer fechar os próximos 12 meses com faturamento de R$ 20 milhões | © Divulgação

Em inglês, o termo buzz significa, literalmente, zumbido. Em tempos de redes sociais, a palavra ganhou novo significado e transformou-se em sinônimo para o barulho feito por determinado assunto. Por exemplo, o lançamento do novo livro da série Harry Potter gerou um buzz danado nas redes. Ou seja, muita gente comentou, curtiu, compartilhou esse assunto nos últimos dias. Pois este também foi o nome escolhido por Anderson Cavalcante para batizar a sua nova editora que chega oficialmente às livrarias nesta terça-feira (1º). Anderson – que acumula 22 anos de mercado, é autor de best-sellers e tem passagens pela Gente e Sextante – aposta alto na nova editora. "São 22 anos de livro. Nesse tempo, construí relações com os principais players do mercado e, claro, temos isso a nosso favor. Já começamos a jogar como jogam as grandes editoras", disse ao PublishNews.

A previsão é alcançar um faturamento de R$ 20 milhões no primeiro ano de operações. "É um número ousado, mas falar essa cifra nos obriga a correr muito atrás desse objetivo", comentou. Para chegar lá, a Buzz criou uma programação de lançamentos com nomes que vendem muito, com forte foco nas áreas de autoajuda e negócios, como Flávio Augusto da Silva, da série Geração de valor (Sextante), que já vendeu mais de 178 mil exemplares nos últimos três anos pela apuração do PublishNews; Carlos Wizard Martins, empresário que já tem livros publicados pela Gente e publicará Do zero ao milhão – como criar um negócio milionário, pela Buzz, e Érico Rocha que lança Sacadas de empreendedor, com tiragem inicial de 50 mil exemplares.

Além de nomes nas áreas de negócios já consagrados, a Buzz tem na sua programação, autores que já são sucesso das redes sociais, mas ainda inéditos nas livrarias. Entre eles, destacam a humorista Bruna Louise, que vai publicar Desbocada, desfocada, deslocada; Matheus Jacob, que sai com Homem que sente, e Marcos Rossi, que sai com O que é impossível para você?.

Para o time da Buzz, Cavalcante convidou Simone Paulino (ex-DSOP e atual diretora e proprietária da Nós). “A Simone tem um cuidado especial com o texto e uma pegada mais literária. Eu acho que esse casamento entre a pegada da Simone e a minha experiência mais comercial pode dar um caldo bem interessante”, disse Anderson.

Simone Paulino e Anderson Cavalcante encaram juntos a missão de levantar a Buzz | © Divulgação
Simone Paulino e Anderson Cavalcante encaram juntos a missão de levantar a Buzz | © Divulgação

Simone adiantou que a linha editorial é majoritariamente definida por Anderson. “Ele tem um faro extraordinário para sucessos”, disse. “O meu papel na Buzz é cuidar da feitura dos livros. Garantir que sejam bem-cuidados, e que mesmo temas como business e superação, por exemplo, sejam tratados com qualidade editorial. Acho que isso é algo que faço bem, porque sou do tipo que gosta de livro, cheira livro, repara no trabalho gráfico. Eu vou cuidar de abraçar o autor e o texto e ajudar a chegar na prateleira o livro mais bacana possível", completou.

On line e off line

Mais do que publicar livros em formatos impresso e digital, Anderson quer que a Buzz seja on line e off line. Que esteja fisicamente nas livrarias, mas que também esteja muito próxima dos leitores. "Vamos trabalhar os nossos livros nas formas tradicionais, em livrarias, mas, mais do que isso, queremos interagir de forma muito direta com os nossos leitores, criando novos canais, explorando novas mídias. A Buzz vem para conectar o leitor ao autor", disse.

[01/11/2016 11:14:14]