‘Francfort em français’
PublishNews, Leonardo Neto, 25/10/2016
França será o país homenageado da Feira do Livro de Frankfurt em 2017 e os assinantes do PN têm acesso a um raio-X do mercado editorial francês

As malas de Frankfurt nem foram desfeitas e a próxima edição já começa a ganhar seus primeiros contornos. Durante a Feira, que acabou no último domingo, a França apresentou o seu projeto como convidado de honra da edição de 2017, marcada para acontecer entre 11 e 15 de outubro. “O programa que estamos propondo para 2017 adota temas que ecoam os problemas que afetam as nossas sociedades hoje, como linguagem e hospitalidade, jovens, inovação e a relação entre as culturas da França e da Alemanha”, resumiu Manuel Valls, primeiro ministro francês, na sua apresentação no fim da última semana, em Frankfurt. Não é à toa que a França quer realçar essa colaboração entre os dois países. Hoje, na terra de Victor Hugo e Émile Zola, o alemão ocupa a segunda posição do ranking dos idiomas mais traduzidos para o francês.

Peter Feldmann, prefeito de Frankfurt, Manuel Valls, primeiro ministro da França, Juergen Boos, presidente da Feira do LIvro de Frankfurt, e Audrey Azoulay, ministra da Cultura e Comunicações da França | © Alexander Heimann / FBF
Peter Feldmann, prefeito de Frankfurt, Manuel Valls, primeiro ministro da França, Juergen Boos, presidente da Feira do LIvro de Frankfurt, e Audrey Azoulay, ministra da Cultura e Comunicações da França | © Alexander Heimann / FBF

“Ao convidar a França como o convidado de honra, quisemos reforçar as grandes estruturas de intercâmbio cultural entre os dois países. As questões da identidade cultural na Europa só podem ser resolvidas pela combinação de nossas diferenças nacionais. Hoje, quando fronteiras perdem suas relevâncias por conta da digitalização, novas formas de cooperações culturais precisam se reinventar”, declarou Juergen Boos, presidente da Feira do Livro de Frankfurt no evento de apresentação da França como país homenageado.

O comitê organizador da homenagem elegeu um tripé que deve guiar a programação da França em Frankfurt. Os três pilares são: Inovação e digitalização, que deve apresentar start-ups que pensam o futuro da indústria editorial e que deve nortear o pavilhão da França na Feira; O livro, a língua francesa e a discussão de ideias, que deve colocar no centro das discussões a língua francesa, falada por países dos cinco continentes, e Juventude e educação, que deve colocar as novas gerações no coração da Feira do Livro de Frankfurt.

Durante todo o ano de 2017, a França preparou uma série de atividades culturais para comemorar o que chamou de o Ano da França na Alemanha. São mais de 300 eventos culturais, incluindo apresentações teatrais, de dança, encontro com autores, exibição de filmes, shows musicais, exposições de artes visuais, etc. Além disso, 150 autores franceses circularão, durante todo ano, pela Alemanha. O comitê organizador da homenagem já colocou no ar um site, no qual estão os highlights da apresentação francesa em Frankfurt.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o mercado francês? A Livres Hebdo, parceira do PublishNews em diversos projetos, fez um estudo detalhado sobre a indústria do livro no país. As 60 páginas do dossiê trazem, em inglês, informações essenciais sobre os programas de tradução da França, números da indústria editorial francesa, um ranking das 200 maiores editoras no país e listas de livros mais vendidos. O material completo pode ser acessado gratuitamente clicando aqui.

[25/10/2016 08:52:00]