O ‘pisca-pisca’ da Leitura
PublishNews, Leonardo Neto, 25/08/2016
Leitura deve abrir seis novas lojas e fechar três em 2017

Monteiro Lobato eternizou a conversa entre a boneca Emília e o Visconde de Sabugosa: “A vida, senhor Visconde, é um pisca-pisca. A gente nasce, isto é, começa a piscar. Quem para de piscar chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos – viver é isso”. Essa mesma lógica “Emiliana” pode ser aplicada à vida das livrarias. Foi sobre isso que falou Marcus Teles, da Livraria Leitura, durante a sua apresentação na Convenção Nacional de Livrarias, que aconteceu nesta quarta-feira em São Paulo.

Teles observou que a rede que dirige deve chegar ao fim do ano – mesmo com todas as adversidades – com crescimento de 4% no seu faturamento. Mas isso, graças a um arrojado “pisca-pisca”. Nesse ano, a Leitura já fechou duas lojas (a do bairro do Savassi, em Belo Horizonte, e a de Vitória, no ES) e deve fechar mais uma até o fim do ano. Mas, em compensação, ganhou oito, incluindo na distante Macapá (AP) e em São Luiz (MA). Não fossem as novas lojas, o faturamento de janeiro a julho estaria 3% menor do que no mesmo período do ano passado.

Para 2017, Teles adiantou aos seus colegas que deverá abrir seis novas lojas ao mesmo tempo em que fechará três, encerrando o ano que vem com 70 unidades na sua rede. “A crise nos ensina a economizar e a fechar lojas. Não vamos segurar lojas deficitárias. Manter uma empresa lucrativa nesse período é muito difícil”, disse.

Teles comentou ainda que é um erro insistir em praças que já estão “carregadas” de livrarias. “Há cidades onde já há um excesso de livrarias, como Brasília, Sorocaba, Curitiba e Belo Horizonte e há outras muito carentes. Por que vou querer estar onde há mais concorrência? A gente enxerga oportunidades em cidades médias, com cerca de 300 mil habitantes e em regiões metropolitanas. São cidades que raramente têm livrarias com mais de 100m²”, comentou.

[25/08/2016 07:47:00]