Missão: construir pontes entre a literatura e o cinema
PublishNews, Leonardo Neto, 28/07/2016
Ana Luiza Beraba, fundadora da Film2B, se consolida na venda de direitos autorais de livros para o cinema e TV

Ana Luiza Beraba, fundadora da Filme2B, se consolida na venda de direitos autorais de livros para o cinema e TV | © Facebook da agente
Ana Luiza Beraba, fundadora da Filme2B, se consolida na venda de direitos autorais de livros para o cinema e TV | © Facebook da agente

Em abril passado, quando a Globo colocou no ar a minissérie Liberdade, Liberdade, um fenômeno chamou a atenção do Estante Virtual, site que reúne e comercializa livros de sebos de todo o Brasil. O livro Joaquina, filha do Tiradentes, publicado originalmente em 1987 pela Marco Zero e depois reeditado, em 1999, pela Topbooks, teve um salto de 60% nas suas vendas. O livro já estava esgotado no fornecedor e ninguém se preocupou com uma nova edição ou reimpressão. Outro fenômeno semelhante, aconteceu com o livro O escaravelho do diabo, que integra a coleção Vaga-Lume, ressuscitada pela Ática no fim do ano passado. A versão cinematográfica, cuja estreia também aconteceu em abril, alavancou as vendas do livro. De acordo com a apuração da Nielsen, as vendas cresceram 50 vezes entre os dias 27 de março e 24 de abril, quando aconteceu a estreia do filme.

Foi acreditando muito no potencial dessa transposição de livros para o cinema que a historiadora e cineasta Ana Luiza Beraba criou, em 2013, a Film2B, agência especializada em vendas de direitos autorais de livros para o cinema e TV. “A literatura e o cinema são mercados que têm muita semelhança entre si, mas eles não se conversavam direito e um depende muito do outro. Percebi que existia aí uma ponte a ser construída”, disse Beraba ao PublishNews.

Desde o início de sua atuação, a Film2B fechou uma parceria com a Agência Riff. Com isso, toda e qualquer demanda que chega à agência de Lucia Riff é encaminhada à Film2B. “Essa parceria com a Agência Riff já está bastante consolidada. Nesses três anos, construímos modelos de negócios e uma metodologia de trabalho que permite uma parametrização das negociações e dos contratos”, comentou. Para isso, a Film2B se associou a Eduardo Senna, advogado especializado em Direitos Autorais. “Se antes levávamos meses negociando, agora, com esses parâmetros já estabelecidos, a negociação é muito mais rápida”, concluiu. A Film2B mantém contratos ainda com editoras como a Record, Companhia das Letras, Casa da Palavra, Intrínseca e Foz.

Beraba defende que o seu papel não é de representar nem o autor e nem a produtora. “Representamos os interesses do projeto. Lutamos pela sua viabilidade e ficamos no meio desse caminho para que seja uma coisa justa para os dois lados”, comentou.

“Três anos [tempo de existência da Film2B] é muito pouco tempo para um longa-metragem”, comentou Beraba. Apesar disso, nesse período, a Film2B já viabilizou uma série de produtos. No portfólio da empresa já tem séries de TV como Romance policial – Espinosa (2015), exibida pelo GNT e inspirada na obra de Luiz Alfredo Garcia-Roza; As Canalhas, que está na terceira temporada também pelo GNT, baseada no livro Canalha, substantivo feminino (Record), de Martha Mendonça; Amor veríssimo, também pela GNT, baseada na obra de Luís Fernando Veríssimo, e Por isso sou vingativa, veiculado pelo Multishow e inspirada no romance homônimo de Cláudia Tajes editado pela L&PM.

Para esses projetos, normalmente, a Film2B recebe uma demanda – seja diretamente do produtor interessado em um projeto específico, seja via seus parceiros –, repassa, negocia e vende os direitos. Mais recentemente, a agência começou a atuar de forma mais ativa nesse processo. “Temos conseguido ativar mais alguns títulos. Recebemos um livro e pensamos em qual produtor ou qual canal poderia se interessar por esses títulos”, explicou Beraba. Dentro desse novo modelo, a Film2B conseguiu criar um Núcleo Criativo, com apoio da Ancine (Agência Nacional do Cinema / MinC). Com isso, passou a desenvolver roteiros e criou uma rede de parcerias para que o projeto possa se viabilizar. Para o núcleo, Beraba trouxe para a Film2B Kiki Lavigne (ex-Sony Pictures e Conspiração Filmes), que coordena o núcleo, e Patrícia Andrade (Gonzaga e Dois Filhos de Francisco), para ser a roteirista chefe.

Projetos futuros

A Film2B vendeu recentemente os direitos de A costureira e o cangaceiro (Nova Fronteira - 2009), de Frances de Pontes Peebles, à Conspiração Filmes, que poderá ser desdobrado em um longa-metragem e em uma minissérie. As filmagens devem começar em setembro. Outro projeto que tem o dedo da Film2B é a transposição do livro Beteau Mouche (Objetiva / Companhia das Letras - 2015), de Ivan Santana, que deve virar um longa-metragem, e A número 1 (Casa da Palavra / Flupp), de Raquel de Oliveira, sobre a primeira mulher à frente do tráfico da Rocinha nos anos 1980.

O núcleo criativo da Film2B trabalha ainda o romance Cabeça de santo (Companhia das Letras), de Socorro Acioli, sobre o qual já está negociando com algumas produtoras a sua transposição para o cinema.

[01/08/2016 09:43:26]