Obrigado a todos os envolvidos
PublishNews, Carlo Carrenho, 04/07/2016
Carlo Carrenho, CEO e fundador do PN, faz um retrospecto da participação do PublishNews na Flip 2016

Dirk Kosian, Cassia Carrenho, Leonardo Neto e Jens Klingelhöfer, os "alemães" da Festa do Alemão | © Beatriz Alves
Dirk Kosian, Cassia Carrenho, Leonardo Neto e Jens Klingelhöfer, os "alemães" da Festa do Alemão | © Beatriz Alves
Esta foi com certeza minha melhor Flip. Inesquecível. Afinal, o PublishNews foi capaz de oferecer a seus assinantes, amigos, patrocinadores e colegas do mercado vários eventos de sucesso. E sucesso, neste caso, é medido pela felicidade e curtição de quem esteve lá. Mas nem a Festa do Alemão nem a Casa PublishNews teriam acontecido sem a participação e dedicação de várias pessoas. Sim, é hora dos agradecimentos e de lembrar de quem realmente faz a diferença: o ser humano.

Em primeiro lugar, quero agradecer a Cassia Carrenho. Quem veio e curtiu nossa e casa e nossa festa talvez não imagina o trabalho de organização por trás delas. A Cassia ficou os últimos três meses completamente envolvida nisto, tendo vindo a Paraty em abril para negociar com imobiliária, prefeitura, quiosque, quituteira, empresa de som, fabricante de gelo, segurança, carroceiro etc. Sem ela, nada teria sido possível. E nesta hora, a ajuda de Jadir Rego, nosso homem em Paraty, foi fundamental.

Em segundo lugar, a equipe do PublishNews. O Leonardo Neto se desdobrou entre moderador de mesa, MC de festa, receptor de gelo e anfitrião da Casa sem deixar de editar a newsletter diária e ainda deu um furo em plena Flip! A Luciana Melo também marcou presença ajudando na Casa e nos bastidores, e também ajudando na edição do PN. Aqui vale agradecer a Matheus Perez (Árvore de Livros), que fez a lista do PublishNews esta semana para deixar a gente mais tranquilo. Só que depois de ver as fotos, acho que Matheus não perde a próxima Flip!

E se nos outros anos sobraram poucas fotos e registros de nossas peripécias paritienses, dessa vez André Argolo (Casa de Histórias) e Beatriz Alves (Oxford) garantiram vídeos e fotos de qualidade e em quantidade. Mandaram super bem! Ainda como parte da equipe Flip do PublishNews, a Júlia Kastrup (Bookshare / Benetech) merece uma salva de palmas, tendo vindo para Paraty como um apoio fundamental. Entre outras coisas, ela cuidou com maestria dos Happy Hours do Chambril. Se você curtiu a cerveja Jeffrey, deve agradecer a ela também.

E quando a Cassia teve de fazer uma visita não planejada na emergência da UPA de Paraty a poucas horas da festa, foi esta equipe e alguns amigos que não deixaram a peteca cair. Imaginem: o Happy Hour praticamente emendava na festa, mas em lugares diferentes! Então, obrigado em primeiro lugar a Carla Avesani e Mariana Rolier (Rocco) por estarem lá com a Cassia por várias horas aguardando o atendimento, deixando a gente mais tranquilo. Aliás, acho que devemos colocar a UPA de Paraty como apoiadora dos nossos eventos no ano que vem. Afinal, em 2015, foi nosso tirolês Leonardo que visitou o local. E aqui vale uma salva de palmas ao Dr. Mauricio, que depois de 48 horas de plantão, ainda tinha energia para atender com bom humor e atenção nossa CPO (Chief Party Officer).

E enquanto a Cassia conhecia os meandros da saúde pública brasileira, muita gente cooperou para segurar a Festa do Alemão no padrão que a gente queria. A Beatriz Alves foi fundamental, assumindo o controle e resolvendo tudo. O Andre Argolo também, ficando exilado na Praia do Pontal vigiando som e cerveja. E, em um típico momento PQP, na hora de levar o som, os carroceiros sumiram. Neste momento, o Simei Junior (Print Laser) não pensou duas vezes, pegou o carro do chefe Eduardo Cunha e não só levou o som no carro, mas carregou as pesadas caixas de som pelas pedras de Paraty. Às 3:30 da manhã, ele faria o caminho inverso. Obrigado!

Também é preciso agradecer a todos os DJs voluntários, que tornaram a festa superdemocrática: Pedro Almeida (Faro), Mariana Rolier, Cristina Berti (Sesc Edições), André Palme (O Fiel Carteiro), Bia Alves, Dirk Kosian (Bookwire) e a escritora Ana Paula Lisboa.

E também um agradecimento especial a quem representava nossos patrocinadores, não pelo patrocínio em si, mas pelo apoio humano e por entenderem pessoalmente o espírito do PublishNews na Flip. Obrigado Marcelo Gioia (Bookwire), Cristiane Gomes (Bookwire), Dudu Brand (Jeffrey), Jessica Beletatti (International Paper), Tayla Monteiro (International Paper), Cristiane Lemos (International Paper), Fabiana Andrade (que vai estar na FLIP ano que vem!), Ricardo Costa (Feira do Livro de Frankfurt / Books in Print), Marifé Boix García (Feira do Livro de Frankfurt), Jonas Gomes (Edições SESC) etc. – e aqui devo estar deixando de citar muita gente, mas vou correr este risco.

Antes de terminar, um agradecimento a nossos colunistas Pedro Almeida, Bruno Mendes, Henderson Fürst, Camila Cabete, Renata Nakano e Volnei Canonica (estes últimos já é cobrança da primeira coluna) por marcarem presença na nossa Casa.

And last, but not least, quero agradecer a nosso personagem principal da festa mais democrática de Paraty, onde até os cães caiçaras compareceram sem precisar de nome na lista. Danke, Jens Klingelhöfer (Bookwire)! Pelo apoio, pelo espírito e por ter ganhado o título de maior consumidor de caipirinhas das praias de Paraty!

[04/07/2016 10:29:27]