Molecada toma conta da lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 22/06/2016
Participação de autores com menos de 21 anos aumenta na lista que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias e supermercados brasileiros

A lista Nielsen PublishNews, que apura os autores nacionais mais vendidos por livrarias e supermercados brasileiros, ganhou um frescor jovem no período cinco, que vai de 20 de abril a 17 de maio. No pódio da lista de ficção, a média de idade não ultrapassa 20 anos. Na de não ficção, eles também aparecem, dividindo espaço com grandes vendedores de livros como Augusto Cury e padre Marcelo Rossi.

Encabeçando a lista de ficção, está a dupla Mike (18 anos) & Pac (20), autores de Herobine – A lenda (Geração Editorial), donos do canal TazerCraft, por onde arrebanharam uma legião de quase 5,5 milhões de fãs. As posições dois e três da lista de ficção são ocupadas por outro fenômeno da internet: Rezendevil (20), autor de De volta ao jogo (2ª posição) e Dois mundos, um herói (3ª), ambos editados pela Suma de Letras, do Grupo Companhia das Letras. Ainda na lista de ficção, Bruno Miranda (19), autor de Azeitona (Planeta), aparece na 13ª posição. Bruno, aliás, foi um dos primeiros booktubers a surgir quando criou o canal Minha Estante.

Bruno Miranda e seu 'Azeitona' ocupam a 13ª posição da lista de ficção de autores nacionais | © Divugação
Bruno Miranda e seu 'Azeitona' ocupam a 13ª posição da lista de ficção de autores nacionais | © Divugação

Mas nem só de molecadinha vivem os leitores brasileiros. Ainda na lista de ficção, brilham grandes nomes da literatura brasileira. É o caso de Clarice Lispector, figurinha repetida na lista com A hora da estrela (Rocco), que nesse mês ficou na 16ª posição. Mas, a obra de Clarice não é feita só de Macabéa. O período marcou a estreia de Todos os contos (Rocco), que apareceu na 7ª posição. Outra estreia na lista foi de Sagarana (coleção 50 anos) (Nova Fronteira / Ediouro), de Guimarães Rosa, que apareceu na lista na 18ª posição.

O clero disputa livro a livro, fiel a fiel, os primeiros postos da lista de não ficção. O padre Marcelo Rossi continua sendo o campeão de vendas, com Ruah (1º) e Philia (2º), ambos editados pelo selo Princípium (Globo) e é seguido pelo companheiro de batina Reginaldo Manzotti, autor de Encontros (Petra / Ediouro). Abaixo deles, novamente, a molecadinha que já nasceu plugada. Na quarta posição, aparece Authentic Games: vivendo uma vida autêntica (Astral Cultura), de Marco Túlio (20 anos), mais conhecido nas redes como AuthenticGames. Na quinta posição, Segredos de Bel para meninas (Única / Gente), da pequena Bel (9!!!) e na sexta posição, Papo de menina (Astral Cultural), Mariany (12 anos) e Nathany Petrin (13).

O Grupo Companhia das Letras e a Gente encabeçam o ranking das editoras, com cinco títulos cada, seguidos pela Globo Livros, com quatro títulos, e pela Ediouro, Rocco, Saraiva e Vida & Consiciência, com três títulos cada.

[22/06/2016 07:00:00]