Salão de Negócios da ABDL chega a Gramado
PublishNews, Cassia Carrenho, 23/02/2016
Setor de porta a porta se reúne em seu evento anual

Leandro Carvalho, presidente da ABDL, na abertura do evento | © Cassia Carrenho
Leandro Carvalho, presidente da ABDL, na abertura do evento | © Cassia Carrenho
A abertura oficial do 14º Salão de Negócios da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) aconteceu na última segunda-feira (22), mas a festa começou na noite anterior com um jantar típico do Sul do Brasil, com muito churrasco e danças.

Na abertura, Leandro Carvalho, presidente da entidade, destacou a coragem do setor em meio a crise. Mesmo num momento delicado o evento trouxe cerca de 160 participantes e 22 expositores para a cidade de Gramado. “Só quem carregou caixas de livros sabe da responsabilidade de quem vende livros”, disse Leandro. O presidente ainda destacou que o sucesso da feira resume-se a uma palavra: “doação”.

Estiveram presentes na abertura as seguintes autoridades, a secretária de Cultura de Gramado, Micheli Scariot; a secretária adjunta da educação, Denise Foss, e Isís Valéria Gomes, presidente da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Outro momento importante foi a coleta de dados para a pesquisa de mercado da ABDL, que tem o objetivo de analisar as oportunidades, dificuldades, livros mais vendidos, perfil por regiões etc. A pesquisa, que é feita anualmente, sofreu uma mudança na metodologia, que nesse ano foi preenchida pelos representantes das empresas, sem a necessidade de um entrevistador. A consolidação dos dados será feita pelo Instituto de pesquisa Amigo, representada por Luis Henrique Miranda.

As atualizações do projeto Fênix - Recuperando o Orgulho de Pertencer ao Mercado do Livro no Brasil foram trazidas pelo coordenador do projeto, Cristiano Ribeiro. O primeiro encontro aconteceu em São Paulo, em agosto, com cerca de 180 participantes que passaram um dia ouvindo palestras motivacionais, autores e outros profissionais dos livros. O próximo evento acontecerá em maio, em Gravtá (PE), e contará com a parceria da Universidade da Inteligência. O outro evento está planejado para outubro, mas sem data e local definidos.

A cerimônia ainda contou com palestra motivacional de César Frazão, sorteios e empolgação por parte dos participantes.

O 14º Salão de Negócios da ABDL acontece entre os dias 21 a 26 de fevereiro, em Gramado, Rio Grande do Sul.

Tags: ABDL
[22/02/2016 22:45:20]