Publicidade
Publicidade
Carlos Drummond Futebol Clube
PublishNews, Roney Cytrynowicz, 12/01/2016
Em sua coluna de hoje Roney Cytrynowicz faz uma homenagem aos escritores brasileiros apaixonados por futebol e fantasia a criação de times inspirados neles

Club Deportivo Universidad Cesar Vallejo em campo | © Divulgação
Club Deportivo Universidad Cesar Vallejo em campo | © Divulgação
Estava curtindo as notícias do futebol neste início de 2016 (a estreia do astro francês Zinedine Zidane como novo técnico do Real Madrid, o desmonte chinês do time do Corinthians, o dilema se Leonel Messi jogará as Olimpíadas do Rio de Janeiro pela seleção argentina, a presença de um time do Haiti na Copinha São Paulo, que jogou na Rua Javari, o estádio do Juventus na Mooca – será que eles comeram o cannoli no intervalo?), quando fui olhar o sorteio dos jogos da Taça Libertadores da América.

Disputando a primeira partida com o São Paulo em 3 de fevereiro próximo no Estádio Mansiche, em Trujillo, aparece um time do Peru chamado Club Deportivo Universidad Cesar Vallejo, fundado em 1996 e jogando pela segunda vez o principal torneio de clubes sul-americano. Times sul-americanos com nomes curiosos não são novidade, como bem mostra o Club The Strongest da Bolívia.

Mas quem é Cesar Vallejo? Mesmo associado a uma universidade, poderíamos supor que é um herói libertador do colonialismo, um político, o fundador e patrono da universidade e do time. Mas, surpresa no mundo do futebol, Cesar Vallejo (1892-1938) é o mais importante poeta do Peru e considerado pela crítica um dos mais importantes poetas hispano-americanos do século 20, figurando, por exemplo, segundo Mario Benedetti, ao lado de Pablo Neruda.

Meu coração corinthiano, que já não precisaria de qualquer argumento para torcer contra o rival são-paulino, ganhou agora uma razão nobre: um time peruano com o nome do maior poeta nacional! Entre os apelidos da equipe estão Los Poetas e El Chelsea del Norte (pela semelhança de cores do uniforme). O Peru já tinha nos dado o Mário Vargas Llosa de O batismo de fogo, mas Vargas Llosa não se tornou nome de nenhum time. Aliás, a universidade Universidad Cesar Vallejo, de Trujillo tem uma editora com edições bem caprichadas.

E aqui, país do futebol, onde muitos dos maiores poetas e escritores escreveram também sobre futebol, comecei a imaginar um Carlos Drummond Futebol Clube... Ou, lembrando um dos seus poemas futebolísticos, bem podia ser Clube Desportivo “Mistério de bola”.

E, se no meio do caminho tinha uma bola, que tal um Esporte Clube Santa Cruz João Cabral (que jogou bola e escreveu um poema inesquecível em homenagem ao “divino” Ademir da Guia). Para não restringir aos escritores devotos do futebol, poderia ser ainda um Clube de Regatas Murilo Mendes. Para não limitar o gênero, imaginei uma Sociedade Esportiva Cecília Meirelles. Sem preconceito contra os não modernistas, poderia ser também um Olavo Bilac Esporte Club (cujo goleador poderia ser apelidado de Soneto) e que parece ter existido de verdade. E, finalmente, citando um escritor mais recente, Alberto Martins, imaginei um Café-Com-Leite Praiano Esporte Clube, lembrando o título de seu belíssimo livro de crônicas.

Mas o mais evidente, lembrando dos escritores apaixonados pelo futebol, entre muitos, além de Drummond e João Cabra, seria um Futebol Society Chico Buarque, um Nelson Rodrigues Tricolor Futebol Clube ou ainda Alcântara Machado Barra Funda Futebol Clube, lembrando o genial conto em Brás, Bixiga e Barra Funda. A lista poderia prosseguir indefinidamente, incluindo, claro, Graciliano Ramos. Aliás, é de 1990 uma bela coletânea organizada por Ricardo Ramos, A palavra é... futebol.

Voltando a Cesar Vallejo, que estudou Letras na Universidade de Trujillo, baixei um PDF da edição Poesia Completa / Edición Critica, da Barral Editores, de 1978, organizada por Juan Larrea (e assistência de Felipe Daniel Obarrio), que tem uma extensa e informativa biografia do autor e de suas obras, pela qual ficamos conhecendo, inclusive, seu engajamento político e poético na Guerra Civil Espanhola, tendo vivido na Espanha e escrito um livro de poemas e um Hino às Brigadas Internacionais de Voluntários. Aos torcedores-leitores que tiverem curiosidade de conhecer sua vida e obra, recomendo baixar este livro clicando aqui.

No site da Livraria Cultura há muitos títulos em inglês e espanhol, atestando o significativo movimento editorial atual em torno do poeta peruano. Olhando em outros sites, não localizei uma coletânea em português (de fato, só encontrei um título traduzido), mas pode ser que ele integre alguma coletânea de poetas latino-americanos traduzidos.

Bem, quando o São Paulo ingressar no Estádio Mansiche, em Trujillo, estarei na frente da televisão torcendo: Cesar Vallejo! Cesar Vallejo! Espero que os são-paulinos compreendam que é uma torcida iminentemente literária e poética, em torno da qual todos os amantes do futebol e da literatura, e das potentes identidades que os associam, devemos nos unir.

Cesar Vallejo! Cesar Vallejo!

Roney Cytrynowicz é historiador e escritor, autor de A duna do tesouro (Companhia das Letrinhas), Quando vovó perdeu a memória (Edições SM) e Guerra sem guerra: a mobilização e o cotidiano em São Paulo durante a Segunda Guerra Mundial (Edusp). É diretor da Editora Narrativa Um - Projetos e Pesquisas de História e editor de uma coleção de guias de passeios a pé pela cidade de São Paulo, entre eles Dez roteiros históricos a pé em São Paulo e Dez roteiros a pé com crianças pela história de São Paulo.

Sua coluna conta histórias em torno de livros, leituras, bibliotecas, editoras, gráficas e livrarias e narra episódios sobre como autores e leitores se relacionam com o mundo dos livros.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Roney Cytrynowicz parte da polêmica lei polonesa que quer incriminar quem se referir aos campos de extermínio como poloneses e não nazistas para falar de dois livros essenciais para entender a questão
O que significa, em 2018, manter uma publicação impressa como o Almanaque Pensamento, que tem exatas 200 páginas de previsões astrológicas e outras previsões para todos os dias do ano?
Em sua coluna, Roney Cytrynowicz conta a história da escritora japonesa Mitsuko Kawai e a sua relação com a Biblioteca Amadeu Amaral localizada no bairro paulistano da Saúde
Em sua coluna, Roney Cytrynowicz pega carona no relançamento de 'A chave do tamanho', de Monteiro Lobato, pelo selo Globinho, para fazer uma reflexão do mundo atual
A partir de Primo Levi e Anne Frank, Roney Cytrynowicz analisa a difusão da fotografia do menino Omran Dagneesh dentro de uma ambulância após ser ferido no bombardeio de Alepo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Obras publicadas pela Editora Asinha e pela Giostri Editora compõem a seção de autores independentes
'Trilogia cínica – rural' (Giostri Editora), de Ney Dieguez, traz histórias de ambições, traições, astúcias e dissimulações
Uma história reflexiva de uma menina sonhadora que nos convida a sentir e pensar de forma diferente, publicada pela Editora Asinha
Não estamos escrevendo nem mais nem melhor. Sempre houve escritoras talentosas. A diferença é que agora temos visibilidade.
Samanta Schweblin
Escritora argentina
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar