Michael Tamblyn assume como CEO da Kobo
PublishNews, Leonardo Neto, 27/11/2015
Executivo fez parte do time de fundadores da empresa que foi comprada pelos japoneses da Rakuten em 2011

Michael Tamblyn no lançamento do Kobo Aura H2O | © Divulgação
Michael Tamblyn no lançamento do Kobo Aura H2O | © Divulgação
A Kobo anunciou na tarde desta quinta (26) uma mudança na sua direção. A partir do dia 1º de janeiro de 2016, Michael Tamblyn, que fez parte do comitê de formação da Kobo em 2009, será o novo CEO da empresa, sucedendo o então CEO Takahito (Taka) Aiki. Com as mudanças, Taka assume a vice-presidência da Rakuten Global e-Book Business, que mantém debaixo do seu guarda-chuvas, além da Kobo, outras empresas como a OverDrive, plataforma de livros digitais e audiolivros por streaming, e a Aquafadas, companhia de software especializado em edição digital.

Eu cheguei à Kobo em fevereiro de 2014 com a missão de trabalhar muito perto do time de executivos e trazer a companhia para um nível de crescimento sustentável em nível global. Nós fizemos um trabalho incrível nos últimos 22 meses. Conseguimos uma melhoria drástica no desempenho financeiro da empresa e tenho plena confiança no atual time de executivos para guiar essa empresa para o futuro”, disse Taka em comunicado enviado à imprensa. “Na Kobo, apoiamos leitores, pessoas que colocam os livros e a leitura no centro de suas vidas. Não poderia haver trabalho melhor do que passar os dias descobrindo como tornar a vida de um leito melhor. Juntamente com as outras empresas do grupo – a OverDrive e a Aquafadas – queremos levar as melhores experiências de leitura possíveis para escolas, bibliotecas, instituições de ensino, empresas e consumidores, permitindo que os leitores possam comprar ou tomar emprestado conteúdos digitais em qualquer lugar do mundo”, completou Tamblyn.

Trabalhando juntos desde 2014, Tamblyn e Taka lideraram movimentos importantes na vida da Kobo, comprada pela Rakuten em 2011. Eles estiveram juntos na compra da Overdrive, o lançamento da Kobo no México, a aquisição da cartela de clientes dos negócios de e-books da Sony e da britânica BlinkBox. Nesse período, a Kobo lançou ainda três novos devices: o Kobo Aura H2O, o primeiro e-reader a prova d´água do mundo, o Kobo Glo HD e o Kobo Touch 2.0.

[27/11/2015 10:17:39]