Compre do pequeno
PublishNews, Leonardo Neto, 01/10/2015
Para Afonso Martin, presidente da ANL, campanha do Sebrae precisa ganhar musculatura para conquistar a adesão de livreiros

Para Afonso Martin, presidente da ANL, campanha precisa ganhar musculatura | © Divulgação
Para Afonso Martin, presidente da ANL, campanha precisa ganhar musculatura | © Divulgação
De acordo com o Sebrae, micro e pequenos negócios respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e são responsáveis por 52% do total de empregos com carteiras assinadas no país. Foi de olho no potencial desse mercado que propôs o Compre do Pequeno, campanha para fortalecimento de pequenos negócios. Até o fim da tarde desta quarta-feira (30), mais de 147 mil estabelecimentos tinham se cadastrados na campanha, que terá o seu ponto alto na próxima segunda-feira (5). Em uma busca rápida pelo site do Compre do Pequeno, o PublishNews identificou mais de cem estabelecimentos cadastrados na categoria “Livrarias, papelarias e bancas de jornais” a um raio de 20 km (o PublishNews fica na Vila Madalena, em São Paulo). No entanto, uma pequena parcela disso é composta por livrarias e as poucas cadastradas, são muito especializadas, como a LivroMed Paulista, instalada próximo ao Hospital das Clínicas e especializada em livros de medicina, ou a Esquema Fácil, instalada na rua Santa Ifigênia, e especializada em manuais e livros técnicos nos segmentos de eletrônica.

Entre as livrarias, está a Sampa Books, de propriedade de Afonso Martin, que também é presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL). Como livreiro, Afonso acredita que o movimento é fundamental, mas que, não sentiu nenhum efeito no seu comércio. “Eu tenho um comércio de rua. As ruas estão vazias. A Sampa Books está em plena Doze de Outubro [rua de comércio popular na Lapa, Zona Oeste de São Paulo] e ontem fui comer um pastel em uma pastelaria aqui na rua e vi atendentes com os cotovelos no balcão. A situação difícil não é exclusividade das livrarias. A crise está batendo no pico”, desabafou o livreiro. “A campanha é ótima, mas chegou em um momento em que as pessoas não estão comprando e, quando compram, procuram o menor preço. Dificilmente o pequeno tem o menor preço. Vamos precisar esperar as próximas edições e ver se ela ganha musculatura”, completou. Afonso fez um mea culpa. Confessou que se cadastrou no site do Compre do Pequeno, mas não fez o dever de casa: até fez o download dos materiais promocionais, mas não preparou a loja para o dia 5.

Enquanto presidente da ANL, Afonso disse ao PublishNews que conclamou os associados a participarem da campanha proposta pelo Sebrae, mas não obteve nenhuma resposta. Para ele, isso é resultado de uma crise de representatividade da entidade. “Ao longo dos últimos anos, a entidade se distanciou do seu caráter associativista. Associados perderam a crença na ANL e o que estamos tentando é resgatar esse vínculo. O que eles pagam, com suas mensalidades, não é para ter um porta-voz. Eles querem serviços e é isso que estamos nos reestruturando para oferecer”, disse.

Tags: ANL, Sebrae
[01/10/2015 11:21:49]