Só deu as duas
PublishNews, Leonardo Neto, 02/09/2015
Paula Pimenta e Isabela Freitas emplacam 11 dos 20 livros de ficção da lista Nielsen PublishNews

Paula Pimenta e Isabela Freitas emplacam 11 dos 20 livros de ficção da lista Nielsen PublishNews | © Blogs das autoras
Paula Pimenta e Isabela Freitas emplacam 11 dos 20 livros de ficção da lista Nielsen PublishNews | © Blogs das autoras
Há quem diga que o mês de agosto é o mês do desgosto. Superstições postas de lado, o mês de agosto foi bom para os autores nacionais. Na sexta-feira passada (28), eles foram maioria na lista tradicional do PublishNews. Que o diga Isabella Freitas, autora de Não se apega, não e Não se iluda, não (ambos pela Intrínseca), que, na última semana de agosto desbancou os best-sellers Jardim secreto e Floresta encantada (Sextante). Na lista Nielsen PublishNews, que apura somente os autores nacionais mais vendidos em livrarias e supermercados brasileiros, ela emplacou os dois livros no topo da lista de ficção (aqui vale uma nota: até julho, Não se apega, não estava equivocadamente classificado como não ficção. Erro corrigido a partir de agora).

Completa o pódio de ficção Paula Pimenta, que é a autora número um quando se trata da quantidade de livros na lista Nielsen PublishNews. Ela emplacou nove livros em agosto. Na soma geral, Paula Pimenta ganhou de Augusto Cury (7 títulos nas listas de ficção e não ficção) e de todo o clero católico: os padres Marcelo Rossi, Reginaldo Manzotti, Fábio de Melo e Rodrigo Natal emplacaram, juntos, seis títulos em não ficção.

Por falar em não ficção, o pódio tem dobradinha de padre Marcelo Rossi. É dele o primeiro lugar, com Philia e o terceiro lugar, com Philia para colorir (ambos pelo selo Principium/Globo). A segunda posição é ocupada por Augusto Cury, com Ansiedade (Benvirá/Saraiva). O dia dos pais, comemorado em agosto, garantiu a aparição de um novato na lista Nielsen PublishNews: O papai é pop (Belas Letras), de Marcos Piangers.

O ranking das editoras, chama a atenção da escalada da Saraiva, que tinha dois livros em julho e saltou para cinco em agosto, ocupando a segunda posição. No topo, permanece a Autêntica, com sete títulos. Completam o pódio, Globo e Grupo Editorial Record, com quatro livros. As outras editoras que apareceram no mês de agosto são: Ediouro, Grupo Companhia das Letras, Sextante e Vida e Consciência, com três títulos cada; Intrínseca e Planeta, com dois, e Belas Artes, Novo Conceito, Pandorga e Panini, com um título cada.

Clique aqui para ter acesso à lista completa.

[02/09/2015 22:11:00]