Uma pesquisa realizada pelo National Literacy Trust, no Reino Unido, mostrou que, pela primeira vez, crianças estão lendo mais em computadores e aparelhos eletrônicos que em publicações impressas, como livros, revistas, jornais e quadrinhos. A pesquisa foi realizada com 34.910 crianças entre 8 e 16 anos, e 52% dos entrevistados afirmaram que preferem ler em aparelhos eletrônicos. 39% leem em aparelhos eletrônicos diariamente, sendo que apenas 28% leem publicações impressas com a mesma frequência.
Até aí o achado seria previsível, dada toda a revolução que o digital vem causando no mundo editorial. O que preocupa os especialistas que realizaram a pesquisa é que isso pode estar prejudicando o nível de leitura de crianças, que, segundo o relatório, viram leitores piores. Segundo o NLT, as crianças e jovens que leem diariamente na tela têm apenas 15,5% de chance de serem leitores ‘acima da média’, enquanto para aqueles que leem material impresso (ou impresso e em tela) todo dia a probabilidade é de 26%. Os que leem exclusivamente em telas também mostram gostar menos de ler, apenas 12% ‘gostam muito’, versus 51% daqueles que leem no impresso ou nos 2 formatos.