Se durante o recesso entre Natal e Ano Novo não houve muitas mudanças na lista dos livros, no ranking das editoras a novidade foi grande. Sextante, líder absoluta durante todo o ano de 2012, há duas semanas vem dividindo o posto com a Ediouro. Na última semana, ambas colocaram 11 livros na lista de mais vendidos. Além disso, na terceira posição, aparece a Intrínseca com 10 e, em quarto lugar, Record com 9. Diferença bem pequena entre as quatro primeiras.
Como já era esperado, o Natal esse ano teve cinquenta tons. A trilogia Cinquenta tons de cinza (Intrínseca) vendeu 93.882 exemplares entre os dias 17 e 23 de dezembro. Já na semana passada, os números chegaram a 49.018. Pelo visto, a lista de presentes do Papai Noel foi tão quente quanto a de ficção do PublishNews.
Outros livros que também fizeram sucesso nos amigos secretos foram: Toda sua e Profundamente sua (ambos da Paralela), Nada a Perder (Planeta), Giane (Primeira Pessoa), Morte Súbita (Nova Fronteira), O Hobbit (WMF) e A travessia (Arqueiro).
E agora é esperar pelo começo do ano, depois do Carnaval. Quando, quem sabe, aparecerá uma fantasia mais interessante que Mr Grey.