Publicidade
Publicidade
As viagens à Lua de Verne, Méliès e Armstrong
PublishNews, 10/09/2012
As viagens à Lua de Verne, Méliès e Armstrong

Esta é a última semana – até 16 de setembro – para visitar a exposição “George Méliès, o mágico do cinema” no Museu da Imagem do Som-MIS, em São Paulo, que exibe vários dos seus filmes realizados por volta de 1900, entre eles “A Viagem à Lua”, de 1902, inspirado nos livros Da Terra à Lua e À Volta da Lua, de Julio Verne, publicados em 1865 e 1869 (e reunidos em português em Viagem ao Redor da Lua).

O filme de Méliès, realizado três anos antes da morte de Verne, é a primeira adaptação de um livro do escritor francês para o cinema (o segundo seria “A Ilha Misteriosa”, na década de 1950). Assistindo ao filme de Méliès no pequeno cinema-cápsula montado no MIS, é interessante ver como mais de 100 anos depois e mais de 40 após a chegada do homem à Lua, o filme ainda suscita, em crianças e adultos, o fascínio e o maravilhamento da viagem e da descoberta do universo.

Há poucos dias morreu Neil Armstrong – primeiro astronauta a pisar o solo lunar em 1969 em missão da Apollo 11 –, quando a Nasa recebia de Marte as primeiras fotografias do robô Curiosity (é possível acompanhar a missão através do site). Eu lembro perfeitamente das imagens daquele dia 20 de julho de 1969, no meio das férias escolares e em uma pequena televisão preto e branco cheia de linhas correndo horizontalmente, do momento preciso em que Armstrong pisou a superfície lunar. Era uma visão mágica e assombrosa. Poucos anos depois, em 1976, acompanhei a Viking I em Marte e fiz um álbum de recortes de jornal com as notícias do dia a dia da exploração da Viking. É claro que havia naquela época, pelo menos na fantasia de uma criança, uma vívida ansiedade frente à imaginária possibilidade de encontrar formas de vida (inteligente) em Marte (arriscaria dizer que isto permanece igual). Eu sinceramente esperava testemunhar a visão de um ET marciano...

Não é difícil, assim, imaginar como “A Viagem à Lua”, de Julio Verne, incendiou a imaginação dos seus leitores em 1865 e, da mesma forma, Méliès em 1900 com seu filme, em um período no qual o cinema estava sendo inventado e sua linguagem ainda não estava definida, conforme conta Flávia Cesarino Costa no indispensável O primeiro cinema. Espetáculo, narração, domesticação (Azougue). Os filmes de Méliès são uma mistura de mágica, show de ilusionismo em cenas curtas meio irreverentes ou em pequenas aventuras como o filme da viagem à Lua e a viagem ao Polo Norte. No filme de 1902 os seres da Lua mais parecem uma tribo desconhecida, a sobreposição de duas fantasias (extra-europeia e extraterrestre) sobre o Outro.

O fascínio desta história da invenção do cinema e de Méliès retornou a nós com o livro A Invenção de Hugo Cabret (Edições SM), de Brian Selsnick, e depois com o filme de Martin Scorcese. É particularmente emocionante ver na exposição do MIS as duas fotografias da pequena loja de brinquedos de Méliès na estação ferroviária. A sala com as fotografias do estúdio e filmagens de “Viagem ao Polo Norte” também é imperdível.

Em uma passagem memorável de seu livro Viagem ao Redor da Lua, no capítulo “Fantasia e Realidade”, Julio Verne descreve a superfície e os “mares” do planeta, mesclando ciência, imaginação e uma visão de homem muito peculiar que contrasta com o otimismo científico: “Força é confessar que os astrônomos têm batizado estes supostos mares com denominações extravagantes e, no entanto, respeitados até hoje pela ciência. No hemisfério esquerdo estende-se o mar das Nuvens, onde tantas vezes vai perder-se a razão do homem. Não longe, aparece o mar das Chuvas, alimentado por todas as agitações da existência. Perto destes cava-se o mar das Tempestades, onde o homem luta incessantemente contra as próprias paixões, tão amiúde vitoriosas. E, em seguida, depois de cansado e gasto pelos desenganos, pelas traições, pelas infidelidades e por todo o séquito de misérias terrestres, que encontra como termo da sua carreira? O vasto mar dos Humores, mal adoçado por algumas gotas de água do golfo do Orvalho. Nuvens, chuvas, tempestades, humores! Acaso a vida humana constará de mais alguma coisa? Porventura não poderia resumir-se toda nestas quatro palavras?”


E segue Verne: “O hemisfério direito contém mares menos extensos, cujos nomes significativos compreendem todos os incidentes de uma existência feminina. Há ali o mar da Serenidade, por sobre o qual se debruça a donzela inexperiente, e o lago dos Sonhos, que lhe promete futuro risonho. Há o mar do Nétar, com as suas ondas de ternura e as suas brisas de amor. Há o mar da Fecundidade, há o mar das Crises. Seguem-se o mar dos Vapores, cujas dimensões são talvez restritas demais e, finalmente, o mar da Tranquilidade, onde vão sumir-se todas as falsas paixões, todos os inúteis devaneios, todos os desejos não satisfeitos e cujas ondas correm pacificamente a derramar-se no lago da Morte” (Editora Matos Peixoto, tradução de Vieira Neto, 1965).

Foi precisamente neste mar da Tranquilidade que a Apollo 11 pousou em 20 de julho de 1969 – praticamente um século depois da publicação do livro de Verne – e onde Neil Armstrong deu os primeiros passos do homem fora da Terra. Armstrong, lemos em seus obituários, passou a vida tentando levar uma “vida comum” e recolhendo-se da fama de herói, mas como Jules Verne e George Méliès continuamos a imaginar e a idealizar um encontro no universo que nos mostre que existem outros mundos e possibilidades de organização da sociedade.

E continuamos a perguntar como Verne nos anos 1860 sobre os resultados práticos da viagem à Lua: “Ir-se-á de um planeta a outro, de Júpiter a Mercúrio, ou, mais tarde, de uma estrela a outra, por exemplo, de Polar a Sírio? Inventar-se-á finalmente algum modo de locomoção que permita visitar os sóis que, por milhões, de cortam no firmamento?” Cento e cinquenta anos depois da publicação destes livros de Julio Verne, seguimos sonhando com viagens pelo universo com a mesma imaginação e fantasia.

Roney Cytrynowicz é historiador e escritor, autor de A duna do tesouro (Companhia das Letrinhas), Quando vovó perdeu a memória (Edições SM) e Guerra sem guerra: a mobilização e o cotidiano em São Paulo durante a Segunda Guerra Mundial (Edusp). É diretor da Editora Narrativa Um - Projetos e Pesquisas de História e editor de uma coleção de guias de passeios a pé pela cidade de São Paulo, entre eles Dez roteiros históricos a pé em São Paulo e Dez roteiros a pé com crianças pela história de São Paulo.

Sua coluna conta histórias em torno de livros, leituras, bibliotecas, editoras, gráficas e livrarias e narra episódios sobre como autores e leitores se relacionam com o mundo dos livros.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Roney Cytrynowicz parte da polêmica lei polonesa que quer incriminar quem se referir aos campos de extermínio como poloneses e não nazistas para falar de dois livros essenciais para entender a questão
O que significa, em 2018, manter uma publicação impressa como o Almanaque Pensamento, que tem exatas 200 páginas de previsões astrológicas e outras previsões para todos os dias do ano?
Em sua coluna, Roney Cytrynowicz conta a história da escritora japonesa Mitsuko Kawai e a sua relação com a Biblioteca Amadeu Amaral localizada no bairro paulistano da Saúde
Em sua coluna, Roney Cytrynowicz pega carona no relançamento de 'A chave do tamanho', de Monteiro Lobato, pelo selo Globinho, para fazer uma reflexão do mundo atual
A partir de Primo Levi e Anne Frank, Roney Cytrynowicz analisa a difusão da fotografia do menino Omran Dagneesh dentro de uma ambulância após ser ferido no bombardeio de Alepo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
Politicamente correto é ótimo, mas isso não quer dizer que a literatura [infantil] tenha que virar algo insípido, asséptico, boboca e pouco reflexivo
Débora Thomé
Escritora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar