PublishNews vira TV
PublishNews, Redação, 03/08/2012
Iniciativa fica aos cuidados do vídeo-repórter André Argolo. Editor de Quino e sua Mafalda é o primeiro entrevistado internacional

O slogan do PublishNews é “Aqui você lê o mercado editorial”, mas até os amantes mais cegos da literatura e dos livros concordam com o velho clichê de que uma imagem pode valer mais de mil palavras. E é com isto em mente que o PublishNews lança hoje seu canal de TV, a PublishNews TV.

A idéia é produzir pequenas matérias de 5 a 6 minutos que vão girar em torno da temática do PublishNews, ou seja livros, literatura e mercado editorial. Os filmes ficarão disponíveis no canal do Youtube, com livre acesso e possibilidade de compartilhamento nas mídias sociais. “Nosso objetivo é produzir matérias de forma consistente, permitindo um crescimento rápido da base de conteúdo”, explica Carlo Carrenho, diretor do PublishNews. “Também pretendemos utilizar a PublishNews TV para criar eventos e iniciativas que gerem não só conteúdo para a TV, mas também atividades e networking para nossa audiência, em um esforço de alcança-los de verticalmente”, continuou.

Como a equipe atual do PublishNews nada entende de câmera, luzes e ação, um novo profissional passou a integrar o time do veículo, responsável pela PublishNews TV. Trata-se do vídeo-repórter santista André Argolo.Jornalista há 17 anos, Argolo já trabalhou como repórter em veículos como Rede Globo, TV Cultura e ESPN Brasil, onde passou os últimos cinco anos realizando documentários e reportagens especiais. Atualmente, cursa pós-graduação em Formação de Escritores no Instituto Vera Cruz, em São Paulo.

"Meu objetivo é que os vídeos na PublishNews TV tenham tratamento de documentários, como os que me acostumei a fazer em televisão. E serão mesmo documentos desse momento importante de crescimento e amadurecimento do mercado editorial brasileiro”, explica o jornalista. “Em vídeo podemos tratar dos livros de maneira mais leve, dinâmica e alcançar novo público. E esse é o ponto em que o vídeo, apontado como um vilão do texto, tem o poder de chamar atenção novamente para a importância da palavra escrita", complementa Argolo.

O canal da PublishNews TV pode ser acessado neste link: http://www.youtube.com/user/PublishnewsTV. Entre as matérias que já estão no ar, merece destaque a entrevista exclusiva com o editor argentino Daniel Divinsky, da Ediciones de la Flor. Nos dois vídeos com sua entrevista, Divinsky conta como é editar Quino e sua Mafalda, e ainda revela como se tornou um dos maiores editores de literatura brasileira no país vizinho, publicando de Vinicius de Moraes a Machado de Assis.

Há ainda outros vídeos, como uma matéria sobre a Off-Flip, um outro sobre os escritores anônimos mais glamurosos da FLIP, e um perfil de Celso de Campos Jr., biógrafo de personalidades díspares como o goleiro Marcos e o ícone Adoniran Barbosa.

Nos próximos dias, em eventos como a Bienal do Livro Internacional de São Paulo ou o Contec Brasil, será comum avistar André Argolo com sua câmera na mão, uma idéia na cabeça e muitos livros no coração.

[03/08/2012 00:00:00]