A editora de livros de negócios HSM, anunciada em janeiro, lançou o primeiro de 12 títulos planejados para este ano. Vencedoras por opção (336 pp., R$ 69), de Jim Collins e Morten T. Hansen, mostra com vários exemplos como algumas companhias são capazes de ter sucesso mesmo quando as incertezas predominam, e traz prefácios dos empresários Jorge Paulo Lemann e Abilio Diniz.
É com a junção de títulos de apelo prático para executivos, autores fortes e a rede da HSM – multinacional que realiza vários eventos e cursos ligados ao mundo corporativo – que a editora pretende ganhar espaço nas prateleiras, físicas e virtuais.
Segundo André Castro, diretor da casa, as publicações terão como temas principais liderança, negociação e inovação, sempre com viés pragmático, e não acadêmico. “A concorrência é forte nesse segmento, mas acreditamos no nosso diferencial”, afirma Castro. “Tempos relacionamento com muitas empresas e um canal de divulgação privilegiado.” Além dos eventos que a HSM realiza, a empresa edita uma revista e um portal de informações e dá cursos em doze cidades do país, todos canais onde pretende promover os livros.
A editora começa a vender e-books em junho, por meio da Saraiva, Gato Sabido e Cultura, com o objetivo de realizar lançamentos das versões impressas e digitais ao mesmo tempo. “O mercado de e-books vai crescer muito, e nós vemos isso como algo muito positivo”, afirma o diretor.
A HSM Editora tem cinco funcionários fixos e pretende, em cinco anos, estar lançando 280 títulos anualmente.






