‘Agapinho’ e Novo Conceito se destacam em maio
PublishNews, Cassia Carrenho, 25/05/2012
Na lista da semana, ficção continua dominada por romances comerciais, mas James Joyce também chegou lá

Nesta semana que encerra o mês de maio na lista do PublishNews, Agapinho (Globo) mantém a liderança da lista geral, mas já sente a presença ameaçadora de O filho de netuno (Intrínseca), que ficou apenas 59 livros atrás do líder. Por sinal, essa dobradinha repetiu-se no ranking mensal, só que a diferença no mês é de mais de 10 mil exemplares a favor do livro infantil do Padre Marcelo Rossi.

Na lista semanal, o grande destaque foi A escolha (Novo Conceito), que pulou da 18ª para a terceira colocação na compilação geral, vendendo 3.731 exemplares. O livro alcançou ainda o primeiro lugar em sua categoria, ficção.

Essa mesma lista de ficção foi invadida por mais títulos da Novo Conceito – e de Nicholas Sparks –, editora que já vinha dominando a área. São livros de bolso, mais econômicos, lançados em parceria com a Saraiva neste mês, e à venda apenas nas lojas e no site da livraria. Cinco títulos no novo formato, todos best-sellers de longa data, aparecem entre os vinte: Um homem de sorte, Diário de uma paixão, A última música, Querido Johh e Um amor para recordar.

Em autoajuda, Nietzsche para estressados (Sextante) voltou à primeira colocação, seguido de Ágape (Globo) e de um surpreendente terceiro lugar: Nunca desista de seus sonhos (também Sextante), que vendeu 1.225 livros.

As novidades desta semana foram: Cozinha rápida de Ana Maria Braga (Agir) e Guia prático da nova ortografia (Contexto), em não ficção; O resgate do tigre (Arqueiro) e Ulysses (Penguin Companhia), em ficção; Equilíbrio e resultado (Sextante), em negócios.

Aliás, Ulysses, que chegou às livrarias em nova tradução feita por Caetano Galindo, merece destaque. Mesmo em último lugar de ficção, ofuscado por uma enxurrada de autores megacomerciais, a edição garantiu a James Joyce pelo menos um espacinho entre os mais vendidos.

Voltando ao mês, o ranking de editoras traz a Sextante na liderança, mais uma vez, com 26 livros. Só que agora ela é seguida mais de perto pela Novo Conceito, que emplacou 18 livros em maio, ajudada pelo sucesso inesgotável de Nicholas Sparks e outros romances do mesmo estilo. Vergara & Riba ficou em terceiro, com 10 livros, e Ediouro e Intrínseca terminaram empatadas em quarto lugar, com nove títulos cada.

*Colaborou Roberta Campassi

[25/05/2012 00:00:00]