Publicidade
Na Argentina, estande do Brasil é eleito o mais bonito
PublishNews, Redação, 04/05/2012
Já o romance ‘Y porá’ foi escolhido pelos leitores como o melhor livro de ficção da feira de Buenos Aires

Termina neste fim de semana a 38ª edição da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, uma dos maiores do mundo em duração: foram 26 dias de evento, sendo 22 para o público geral. Neste ano, o Brasil encerra a participação no evento levando o título de estande mais bonito, entre os concorrentes de vários países expositores. A montagem foi organizada pela embaixada brasileira na Argentina.

Outra premiação concedida pela feira portenha que merece destaque é o Prémio del Lector, em que os seguidores do evento no Facebook escolhem o melhor livro de ficção entre vinte títulos selecionados por um júri formado por livreiros. O vencedor deste ano foi o romance Y porá, de Gloria Casañas, editado pelo selo Plaza y Janés, da Random House Mondadori (ainda sem publicação no Brasil; veja o book trailer). O prêmio será entregue neste sábado, dia 5 de maio, na sala Jorge Luis Borges.

A feira de Buenos Aires foi marcada este ano pela realização da primeira conferência Tools of Change for Publishing (TOC) na América Latina, e também por apresentações sobre o mercado do Brasil conduzidas por profissionais do país.

Na primeira semana do evento, um grupo de editores, autores e agentes argentinos se reuniram para ouvir três brasileiros sob a mediação da agente literária Mónica Herrero: Ricardo Costa, diretor do PublishNews, deu um panorama geral da produção editorial no Brasil; Marcelo Gioia, executivo do Copia no Brasil, apresentou o mercado de livros digitais; e a agente literária Lúcia Riff, da Agência Riff, falou aos argentinos sobre direitos autorais e autores brasileiros no exterior.

Foi a primeira vez que uma ação de aproximação dos mercados foi realizada dentro da feira de Buenos Aires. Os ouvintes se mostraram tão interessados no mercado tupiniquim que nem deu tempo de a mesa responder todas as perguntas feitas!

E, na mesma semana, rolou a primeira edição do TOC Latin America, resultado de uma ação conjunta entre a feira de Buenos Aires, a Feira de Frankfurt e a O’Reilly Media. De livreiros a editores, passando por jornalistas, empreendedores, técnicos de tecnologia e até um diretor de transformações, diferentes profissionais apresentaram dados e experiências a uma plateia internacional. A participação brasileira ficou por conta do time formado por Marcelo Gioia, do Copia; Newton Neto, executivo do Google; Roberto Bahiense, diretor da Nuvem de Livros, e ainda Eugenia Bascaran, executiva do e-commerce argentino BajaLibros, em bate-papo mediado por Carlo Carrenho, fundador do PublishNews, em que cada um apresentou os projetos de suas empresas dentro do mundo dos e-books.

[04/05/2012 00:00:00]
Leia também
Atividade é voltada para alunos com idades entre 10 e 11 anos
Escritor vai compartilhar suas inspirações literárias e interagir com o público participante
Festa Literária Internacional de Paraty será celebrada de 9 a 13 de outubro, na chamada de semana do "saco cheio", adotada por algumas instituições de ensino pelo Brasil