Curso de formação em mercado editorial da FGV abre inscrições
PublishNews, Roberta Campassi, 04/04/2012
Aulas acontecem a partir de maio, no Rio, com experientes profissionais

Já estão abertas as inscrições para o curso de formação que a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro realiza para profissionais do mercado editorial. O “Publishing Management” visa detalhar o funcionamento de toda a cadeia produtiva do livro, passando pelos principais segmentos e atividades da indústria. O público-alvo são tanto as pessoas que já trabalham na área editorial e querem se aperfeiçoar, quanto quem tem interesse em ingressar nesse mercado. O curso dura 13 meses, com aulas aos sábados, quinzenalmente, das 9h às 16h50, a partir de 19 de maio. As aulas serão ministradas por diversos profissionais experientes, sob coordenação de Carlo Carrenho, diretor executivo da Singular, com atuação anterior na Thomas Nelson Brasil e na Ediouro. Carlo é também fundador do PublishNews. Para mais informações, entre em contato com a FGV, unidade do centro (Rua da Candelária, nº 6 – Rio de Janeiro/RJ), pelo telefone 21 3799 5276 e pelo e-mail mba.centro@fgv.br, ou acesse o site.

Programa

1. Aula inaugural - apresentação do curso, metodologia

2. História da Indústria do Livro no Brasil

3. Identidade Editorial

4. O Cenário Econômico da Indústria do Livro

5. O Mercado Editorial Brasileiro

6. Plano de Negócios para Editoras

7. Identidade Visual

8. Design de capa

9. Produção gráfica

10. Produção de Livros Especiais e Tecnologia do Papel

11. Preparação de texto

12. Formação de Catálogo Estrangeiro

13. Formação de Catálogo Nacional

14. O Livro de Não-ficção

15. O Livro Didático

16. O Livro Infanto-juvenil

17. Leis de Incentivo

18. O papel do marketing nas editoras: estudos de caso

19. Marketing Viral: estratégias para a internet

20. O Marketing Editorial

21. Assessoria de Imprensa

22. Distribuição I: livrarias e distribuidores

23. Distribuição II: mercados alternativos

24. Gestão de Editoras

25. Agências literárias

26. Direitos autorais

27. As Pequenas e Médias Editoras: como sobreviver

28. Feiras e Eventos

29. O Mercado de Livros Digitais

30. Impressão Sob Demanda

31. A Produção de Livros Digitais

32. A Distribuição de Livros Digitais

33. Desenvolvimento de Projeto

34. Fundamentos de Gerência de Projeto

Carga horária total: 224 horas/aula

[04/04/2012 00:00:00]