Já estão abertas as inscrições para o curso de formação que a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro realiza para profissionais do mercado editorial. O “Publishing Management” visa detalhar o funcionamento de toda a cadeia produtiva do livro, passando pelos principais segmentos e atividades da indústria. O público-alvo são tanto as pessoas que já trabalham na área editorial e querem se aperfeiçoar, quanto quem tem interesse em ingressar nesse mercado. O curso dura 13 meses, com aulas aos sábados, quinzenalmente, das 9h às 16h50, a partir de 19 de maio. As aulas serão ministradas por diversos profissionais experientes, sob coordenação de Carlo Carrenho, diretor executivo da Singular, com atuação anterior na Thomas Nelson Brasil e na Ediouro. Carlo é também fundador do PublishNews. Para mais informações, entre em contato com a FGV, unidade do centro (Rua da Candelária, nº 6 – Rio de Janeiro/RJ), pelo telefone 21 3799 5276 e pelo e-mail mba.centro@fgv.br, ou acesse o site.
Programa
1. Aula inaugural - apresentação do curso, metodologia
2. História da Indústria do Livro no Brasil
3. Identidade Editorial
4. O Cenário Econômico da Indústria do Livro
5. O Mercado Editorial Brasileiro
6. Plano de Negócios para Editoras
7. Identidade Visual
8. Design de capa
9. Produção gráfica
10. Produção de Livros Especiais e Tecnologia do Papel
11. Preparação de texto
12. Formação de Catálogo Estrangeiro
13. Formação de Catálogo Nacional
14. O Livro de Não-ficção
15. O Livro Didático
16. O Livro Infanto-juvenil
17. Leis de Incentivo
18. O papel do marketing nas editoras: estudos de caso
19. Marketing Viral: estratégias para a internet
20. O Marketing Editorial
21. Assessoria de Imprensa
22. Distribuição I: livrarias e distribuidores
23. Distribuição II: mercados alternativos
24. Gestão de Editoras
25. Agências literárias
26. Direitos autorais
27. As Pequenas e Médias Editoras: como sobreviver
28. Feiras e Eventos
29. O Mercado de Livros Digitais
30. Impressão Sob Demanda
31. A Produção de Livros Digitais
32. A Distribuição de Livros Digitais
33. Desenvolvimento de Projeto
34. Fundamentos de Gerência de Projeto
Carga horária total: 224 horas/aula