Começou hoje e vai até amanhã, em Nova York, o Tools of Change for Publishing (TOC), uma das mais importantes conferências para a discussão de novas tecnologias, oportunidades e modelos de negócios na indústria editorial. Com dezenas de apresentações e workshops, o evento atrai profissionais de diversos lugares do mundo e oferece várias possibilidades para a troca de experiências e ideias. As conversas nos corredores são, inclusive, muito estimuladas!
Várias apresentações podem ser acompanhadas ao vivo, por meio do site (até onde foi possível ver, a qualidade das transmissões é ótima). Na página você também encontra a lista de tudo o que será transmitido nos dois dias do TOC.
Ontem, segunda-feira, o dia já havia sido preenchido por workshops. E o ponta pé da conferência foi dado à noite, quando a Biblioteca Pública de Nova Iorque abriu suas portas para receber os participantes do evento. Enquanto conversavam sobre as últimas novidades do mercado editorial digital, os convivas puderam tomar drinques com nomes como Emily Dickinson, Ernest Hemingway e F. Scott Fitzgerald. Além dos convidados, o hall de entrada da megabiblioteca foi ocupado por grandes personagens da literatura anglo-saxã, entre eles um convincente Sherlock Holmes. A literatura de qualidade, portanto, está presente no evento que busca discutir e descobrir o futuro do livro.
O TOC é organizado pela O’Reilly Media e tem apoio do PublishNews. Além de Nova York, Frankfurt e Bolonha recebem edições anuais da conferência. E este ano, pela primeira vez, o evento estreia na América do Sul. Ele acontecerá no dia 20 de abril em Buenos Aires, como parte da jornada profissional da feira de livros da capital argentina.





