De olho na lista: poucas novidades e muitas vendas
PublishNews, Cassia Carrenho, 23/12/2011
Total de exemplares vendidos cresce 33%; Steve Jobs volta ao topo

As vendas dos cem livros que fazem parte das listas do PublishNews cresceram bastante pela segunda semana consecutiva, no aquecimento para o Natal. Entre 12 e 18 de dezembro, foram vendidos 225 mil livros, 33% ou quase 56 mil exemplares a mais do que na semana anterior.

A briga pela primeira posição da lista geral parecia estar definida, mas, na reta final, As esganadas, romance policial de Jô Soares, foi ultrapassado por Steve Jobs, de Walter Isaacson (ambos da Companhia das letras). O primeiro vendeu 16.150 exemplares, contra o incrível número de 17.784 alcançados pela biografia do cofundador da Apple – são apenas cerca de dois mil livros a menos do que quando a obra estreou na lista, no fim de outubro. Juntos, os dois best-sellers venderam quase dez mil livros a mais em relação à semana entre os dias 5 e 11.

Ainda na lista geral, A privataria tucana, de Amaury Ribeiro Jr. (Geração editorial), se destacou ao assumir a quarta posição, com pouco mais de nove mil livros vendidos.

Na lista de autoajuda, além de o Padre Marcelo não perder o “eterno” posto de primeiro lugar, com Àgape (Globo livros), ele ainda emplacou Ágape - edição especial ilustrada, na nona posição. As novidades dessa lista são A poderosa Nossa Senhora Desatadora dos nós (Verus) e Medida certa, dos recém-enxutos Renata Ceribelli e Zeca Camargo (Globo) – parece que os principais desejos de fim de ano continuam sendo acabar com os problemas e emagrecer!

Os Bananas continuam recheando a lista infantojuvenil, mas ela também apresentou novidades: Guarda-roupa de princesas, Momentos mágicos com a coroa musical (ambos da Caramelo) e o clássico 20 mil léguas submarinas (Zahar).

O destaque na lista de negócios ficou com os quatro livros sobre – ele de novo – Steve Jobs: Inovação (Lua de papel), A cabeça de Steve Jobs (Agir), O fascinante império de Steve Jobs (Universo do livro) e Steve Jobs – O estilo de liderança para uma nova geração (Lafonte).

Em não-ficção, a grande novidade é a estréia de Para seguir minha jornada: Chico Buarque, de Regina Zappa (Nova Fronteira), que ficou no 16º lugar com 1.321 exemplares.

[23/12/2011 01:00:00]