De olho na lista: Padre escorrega na banana
PublishNews, Carlo Carrenho, 30/09/2011
Depois de 51 semanas em primeiro lugar na lista de mais vendidos do PublishNews, “Ágape” perde a liderança para “Diário de um banana: a verdade nua e crua”

Se tudo continuasse como antes, o padre-cantor Marcelo Rossi comemoraria hoje um ano na liderança da lista de mais vendidos do PublishNews. Ágape (Globo Livros), o grande arrasa-prateleiras do religioso, alcançou a posição mais nobre da lista geral pela primeira vez na edição de 8 de outubro de 2010 – e nunca mais saiu. As marcas alcançadas pelo livro são impressionantes. Na última lista de 2010, publicada em 31 de dezembro, as a vendas apuradas de Ágape bateram na marca de 55.969 exemplares – um recorde absoluto. E a distância em relação ao segundo colocado ultrapassava com frequência o patamar de 400% de exemplares vendidos a mais. Mas à beira de completar um ano, o grande best-seller do amor escorregou e perdeu a liderança para Diário de um banana: a verdade nua e crua (Vergara & Riba), de Jeff Kinney.

A queda na lista se deve não apenas a uma natural diminuição das vendas, que com certeza aconteceria mais cedo ou mais tarde, mas principalmente a estratégia da Globo Livros de focar a venda agora em pontos alternativos, não contabilizados pela lista do PublishNews. Entre estes pontos estão a Avon e as Lojas Americanas. Só para as Lojas Americanas, a Globo Livros negociou a venda um milhão de exemplares nas últimas semanas, trazendo a comercialização de Ágape para patamares maiores que o das compras governamentais.

No total, segundo informações da própria Globo Livros, o livro de Marcelo Rossi já supera a marca de 6 milhões de exemplares.

Enquanto Ágape e Diário de um banana: a verdade nua e crua encabeçam as listas de autoajuda e infanto-juvenil, A tormenta de espadas (LeYa), de George R. R. Martin, segue na frente em ficção; Feliz por nada (L&PM), de Martha Medeiros, é o primeiro colocado em não-ficção; e Problemas? Oba! (Gente), de Roberto Shinyashiki, domina a lista de negócios.

No ranking de editoras, as cariocas mantêm o domínio. A Sextante segue invicta na frente com 19 títulos emplacados, seguida pela Intrínseca com nove títulos. Ediouro e Record dividem a terceira posição com oito títulos cada uma.

[30/09/2011 00:00:00]