De olho na lista: Empate técnico em ficção
PublishNews, Carlo Carrenho, 26/08/2011
Listas infantojuvenil, de ficção e de não-ficção têm novos livros na primeira posição

Finalmente uma semana agitada para a lista de mais vendidos do PublishNews. O eterno best-seller O pequeno príncipe (Agir), de Antoine Saint-Exupéry, assumiu a primeira posição da lista infantojuvenil à frente de cinco títulos de Jeff Kinney (Vergara & Riba) e sete títulos de Rick Riordan (Intrínseca), que se encontram entre os 20 primeiros colocados da categoria.

Em não-ficção, os guias politicamente incorretos da LeYa inverteram posições. O Guia politicamente incorreto da América Latina, de Duda Teixeira e Leandro Narloch, assumiu a primeira posição da categoria enquanto o Guia politicamente incorreto da história do Brasil, de autoria apenas de Narloch, caiu para a terceira posição. Entre eles, Martha Medeiros segue politicamente espremida em segundo lugar com seu Feliz por nada (L&PM).

A lista de autoajuda não teve novidades e o padre-cantor Marcelo Rossi manteve seu alto nível de vendas com mais de 19 mil exemplares vendidos de Ágape (Globo Livros), o que lhe garantiu a primeira posição com folga tanto na categoria como na lista geral. Em negócios, a jornalista Miriam Leitão segue na frente com seu A saga brasileira (Record).

E na lista de ficção a coisa esquentou. O padre chegou ao topo da lista. Não o padre-cantor Marcelo Rossi, mas o padre-cantor Fábio de Melo. Seu livro Tempo de esperas (Planeta do Brasil) conquistou a primeira posição da categoria por míseros três exemplares vendidos a mais que A guerra dos tronos (LeYa), de George R. R. Martin, que até a semana passada encabeçava a lista. Além disso, outros três livros voltaram à lista de mais vendidos de ficção: o clássico A revolução dos bichos (Companhia das Letras), de George Orwell, na 18ª posição; o quase clássico A menina que roubava livros (Intrínseca), de Markus Zusak, na 20ª posição; e o popular O milagre (Agir), de Nicholas Sparks, em 14º lugar.

No ranking de editoras, a invicta Sextante continua na frente com 15 livros, seguida pela Intrínseca com 10 e pela Planeta com 6. Em quarto lugar, com 5 livros cada uma, estão empatadas Ediouro, LeYa, Novo Conceito, Santillana e Vergara & Riba.
[26/08/2011 00:00:00]