Ser editor e livreiro no Brasil e em Portugal
PublishNews, Redação, 14/07/2011
Evento promove debate para discutir o papel das profissões nos dois países lusófonos

Três lançamentos e uma mesa de debate são as atrações do evento “Ser editor, ser livreiro, no Brasil e em Portugal” nesta sexta-feira, dia 15 de julho, a partir das 14h, no Auditório Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional (Rua México, s/n° - Centro – Rio de Janeiro/RJ).

Realizado pela Fundação Biblioteca Nacional e o MinC, o encontro vai debater o papel dessas profissões nos dois países, discutindo como os livreiros e editores se enxergam e porque escolheram essas profissões.

Haverá palestras com o professor Mário Feijó, com a pesquisadora Thais Sena Schettino, ambos da UFRJ, e com o pesquisador português Nuno Medeiros, da Universidade Nova Lisboa. Milena Duchiade, da Livraria Leonardo Da Vince, e Renato Casimiro, da EdUerj, vão completar a mesa de debate.

Na ocasião, também serão lançadas os números 33 e 34 da revista Poesia Sempre e o número 54 da Revista do Livro, três publicações da Fundação Biblioteca Nacional. A entrada é gratuita.

Programação

14h - Mesa-redonda: Ser editor, ser livreiro, no Brasil e em Portugal

Palestrantes:

Mário Feijó (ECO/UFRJ): A formação de produtores editoriais no Brasil

Thais Sena Schettino (IFCS/UFRJ): Comércio e cultura: a identidade profissional do livreiro

Nuno Medeiros (UNL): Ser editor em Portugal no século XX: tensões e transformações

Debatedores:

Milena Duchiade (Livraria Leonardo Da Vinci)

Renato Casimiro (EdUERJ)

Mediador:

Aníbal Bragança (UFF/CNPq)

16h30-17h00 – Pausa para café

17h-18h: Lançamentos de revistas editadas pela Biblioteca Nacional

“Revista do Livro” da Biblioteca Nacional, n° 54, ano 18, 2010, editada por Benício Medeiros. Em destaque: Dossiê Joaquim Nabuco: Textos de: Ewaldo Cabral de Mello, Gilberto Freyre, Julio César de Castro Rocha. dentre outros, e entrevista com Roger Chartier.

“Revista Poesia Sempre”, números 33 e 34, ano 17, 2010, editadas por Marco Lucchesi. Em destaque, no nº 33: Dossiê Poesia Húngara e Índice Geral da revista; no nº 34: Dossiê Poesia híndi contemporânea.
[14/07/2011 00:00:00]