A cidade de Dois Córregos vai abrigar de hoje até domingo o V Festival Internacional de Poesia. O evento já acontece desde 2007 e foi idealizado pelo poeta e empresário José Eduardo Mendes Camargo. Com o tema “Poesia, a arte do encontro”, o festivaltem como objetivo disseminar a criação poética entre a população em geral. Neste ano, ele será aberto pelos Doutores da Alegria e inclui em sua programação a participação de poetas nacionais e estrangeiros.
Entre os palestrantes estão Paula Wenke, responsável pela criação do Teatro dos Sentidos; os poetas Paulo Netho e José Ricardo Grilo; a secretária de educação de Dois Córregos, Rosa Laura Garcia Calacina; o poeta, ensaísta e cronista Affonso Romano de Sant’Anna; a escritora, jornalista e pintora Marina Colasanti; a poeta, cronista, tradutora e compositora Flora Figueiredo; o escritor e poeta Luiz Coronel; o poeta Saldanha Legendre, além dos poetas Carlos Vásquez Tamayo, da Colômbia, Alfredo Fressia, do Uruguai, da portuguesa Ana Vieira.
O festival acontece no Hotel Estância Santa Paula (Av. Gofredo Schilini, s/n° - Dois Córregos/SP), é gratuito e destinado a poetas, escritores, educadores, estudantes e pessoas interessadas no assunto.
Programação
Dia 1º de julho, sexta-feira:
9h –Abertura Oficial do Evento
9h30 – Palestra/espetáculo “A Profissão Palhaço”, com os Doutores da Alegria
11h –Oficina de Poesia “Soprador de Palavras”, com Paulo Netho
14h –Palestra “Sobre Dragões e Sonhos”, com José Ricardo Grilo e Adriano Dirribeira
15h30 – Poesia na Escola, com Rosa Laura Garcia Calacina
Dia 2 de julho, sábado:
9h –Palestra “Conversa”, com Affonso Romano de Sant’Anna
10h30 – Palestra “Poesia desde sempre”, com Marina Colasanti
14h00 –Palestra “Poesia, Rima e Melodia”, com Flora Figueiredo
15h30 –Palestra “As múltiplas faces da criação”, com Luiz Coronel
16h30 – Palestra “A poesia de Carlos Saldanha Legendre”
Dia 3 de julho, domingo:
9h – “Poesia Multimídia”, com Paula Wenke e seu livro Zoom in Zoom out
10h30 – Versos diversos com os poetas Carlos Vásquez Tamayo, da Colômbia, Alfredo Fressia, do Uruguai e a poetisa portuguesa, Ana Vieira.
12h – Encerramento






