Dentre tudo que um viajante intergaláctico precisa carregar, nada é mais importante do que uma toalha. Você pode esquecer qualquer coisa quando for embarcar para o espaço. Deixe para trás suas botas anti-gravidade, sua reserva de oxigênio e até sua escova de dentes, mas não vá esquecer sua toalha. Pelo menos é isso que recomendou Douglas Adams em O guia do mochileiro das galáxias. E porque o autor passou um capítulo inteiro do livro explicando essa história da toalha, seus fãs decidiram que todo dia 25 de maio lembrariam o aniversário de morte de Adams e sairiam de casa levando... uma toalha. Na verdade, o “Dia da Toalha”, como é chamado, é quando os leitores de Adams usam sua roupa de banho com orgulho nas ruas, às vezes amarrada no pescoço como se fosse capa, outras vezes como turbante. O importante não é como usar, mas sim sempre saber onde está sua toalha.
Há dez anos, em 11 de maio, o escritor inglês Douglas Adams que ficou famoso por misturar ficção científica e humor em sua famosa “trilogia de cinco livros” faleceu ao ter um ataque cardíaco enquanto se exercitava numa academia. Seus fãs queriam homenageá-lo de maneira tão bem humorada e satírica quanto são os livros do autor, e por isso foi combinado que no dia 25 daquele mês, duas semanas depois da morte de Adams, todos sairiam de casa com suas toalhas e não se separariam delas por um dia inteiro. A homenagem aconteceu naquele e em todos os outros anos. Além dos próprios leitores de Adams, programas de televisão e jornais também apoiaram a iniciativa e até mesmo universidades estenderam toalhas em suas janelas para lembrar o autor.
Um dos grandes momentos do “Dia da Toalha” foi quando, em 2005, em Innsbruck, cidade austríaca que Adams usou como inspiração para sua história. Foram colocadas toalhas vermelhas em postes nas ruas com a frase “Não entre em pânico!”, uma das mais famosas citações do autor. A comemoração acontece todos os anos e, contando a mobilização de hoje, já são dez anos de homenagens à vida e a obra de Douglas Adams.
No Brasil, a data também é celebrada e fãs movimentam o Twitter desde as primeiras horas do dia (#diadatoalha). Para acompanhar o que está sendo feito ao redor do mundo – tem até livraria na Austrália que vai dar desconto para quem levar uma toalha para a loja hoje – clique aqui. E aqui para ver o que os brasileiros estão programando.
E o que tem a toalha?
Adams explica em sua obra que a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar porque, entre outras funções, pode ser usada como agasalho quando se atravessa luas frias, quando molhada vira uma arma de combate corpo a corpo, enrolada em torno da cabeça ela protege a pessoa de emanações tóxicas e pode até servir para enxugar o corpo - se estiver limpa o suficiente. Porém, segundo o autor, o mais importante é a segurança psicológica que a toalha dá ao mochileiro. Se a leva com ele, também conclui que tem tudo o que precisa, como escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, bússola, mapa, barbante, capa de chuva e traje espacial. Para Adams, se o viajante é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar com os obstáculos, superar todos os infortúnios e ainda assim souber onde está sua toalha, ele é alguém que merece respeito.
Por já ser o “Dia da Toalha” (além de também ser a data de estreia do primeiro filme da série Star Wars), 25 de maio também foi escolhido para ser o “Dia do Orgulho Nerd”.