“É fácil se tornar um editor, difícil é permanecer um”, escreveu Sir Stanley Unwin no clássico The Truth about Publishing em 1926. Será? No século 21, a profissão que Joseph Conrad chegou a definir como uma “persistente inclinação ao erro” encara uma revolução jamais vista. Fruto de muitas mudanças proporcionadas pela tecnologia, o mercado editorial sofre mais uma repaginação: novos métodos de venda, distribuição digital, diferentes plataformas de leitura e, em consequência, a carência por novos profissionais. De olho nesse gap, foi lançado na Feira do Livro de Londres no começo de abril o livro The Professionals' Guide to Publishing: A Practical Introduction to Working in the Publishing Industry (Kogan Page, 320 pp., 25 libras), durante o seminário “How to Get into Publishing”, organizado pela Society of Young Publishers do Reino Unido. Assinado por Richard Balkwill e Gill Davies, ambos com sólidas carreiras no ramo, a obra pretende ser não somente o livro de cabeceira do jovem editor, mas também um guia profissional para as novas funções no chamado e-publishing.