A lista de mais vendidos do PublishNews desta semana traz algumas novidades interessantes. Em não-ficção, a obra 1822 (Agir), de Laurentino Gomes, perdeu a primeira posição para o Guia politicamente incorreto da história do Brasil (Leya), de Leonardo Narloch, que também emplacou a nona posição geral.
Em ficção, o incansável A Cabana (Sextante), de William Young, também caiu do posto mais alto para a terceira posição, enquanto Querido John (Novo Conceito), de Nicholas Sparks, assumiu a primeira posição da categoria e a quinta posição geral. As listas de negócios, infanto-juvenil e autoajuda tiveram poucas modificações.
Já no ranking de editoras, parece que os paulistas resolveram reagir. A carioca Sextante segue firme na quase cativa primeira posição, com 20 títulos (20% da lista), seguida pela conterrânea Record e seus 13 best-sellers. Mas o terceiro e quarto lugares são dos grupos hispano-paulistas Planeta e Santillana, com 7 e 6 títulos na lista semanal respectivamente.
No entanto, vale lembrar que a editora Objetiva contribuiu com cinco títulos (dois são da Fontanar) para a subida do grupo Santillana. Ou seja, na prática, este quarto lugar é quase todo carioca, já que o selo de literatura do grupo fica no Rio de Janeiro, em Laranjeiras, sob os braços abertos do Cristo Redentor.





