A Feira Internacional do Livro de Abu Dhabi, maior evento literário do mundo árabe, aconteceu entre os dias 15 e 20 de março e a organização do evento acaba de divulgar alguns números. Durante os seis dias do evento, 875 editores de 58 países – 75% deles árabes – expuseram meio milhão de títulos a um público de 200 mil visitantes, dos quais mais de 10 mil eram estudantes.
A Feira de Abu Dhabi é resultado do esforço do governo local e do próprio Sheikh Khalifa bin Zayed Al Nahyan, governante do país, para fortalecer a educação e a cultura no emirado árabe. Atualmente, várias parcerias com grandes universidades do mundo, como o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e a Sourborne, de Paris, estão em andamento. Tais parcerias devem melhorar e aumentar o ensino universitário do país e abrir oportunidade para editores estrangeiros na área de CTP.
Beatrice Stauffer, gerente comercial da feira, considera que as áreas de CTP e livros infantis são as mais promissoras para os editores brasileiros no mundo árabe. “Livros infantis são o forte da produção editorial do mundo árabe, e isso é uma questão estratégica: começar agora com as crianças, que serão os leitores do futuro”, destaca Beatriz.
Agentes literários também já começam a valorizar o evento árabe. “Do meu ponto de vista profissional, esta feira é muito estratégica porque o mundo árabe é um mercado de 400 milhões de pessoas. Abu Dhabi ainda não é uma feira onde realizamos negócios, mas é como plantar para o futuro. E as coisas estão acontecendo”, afirma Anna Soler-Pont, agente literária espanhola que comanda a Agência Pontas. “Olhando para o mundo árabe em geral, vai levar algum tempo para as pessoas se tornarem grandes leitores, para terem nível econômico que lhes permita comprar livros e para atingirem um bom nível de educação e se tornarem verdadeiros consumidores de livros, mas isto já começa a acontecer e esta feira é estratégica porque todo o mundo árabe vem para cá”, conclui a agente de Barcelona.
A Feira de Abu Dhabi é organizada pela Kitab, uma joint venture entre o Ministério da Cultura do emirado e a Feira de Frankfurt, cujo nome significa “livro” em árabe. Os organizadores do evento estão satisfeitos com os resultados da edição de 2011. “Este ano tudo correu perfeitamente. Os expositores estão satisfeitos, a parte operacional funcionou bem, a organização também foi bem executada, o programa de treinamento profissional foi um sucesso e o público gostou bastante dos painéis de discussão e debates que organizamos”, afirma Monika Krauss, diretora-executiva da Kitab.
Um dos grandes esforços do governo de Abu Dhabi na feira se concentra na profissionalização dos editores árabes. Duas ações neste sentido recebem um investimento considerável todos anos. A primeira é um programa com profissionais internacionais dando palestras e fazendo painéis para os profissionais da região. A segunda ação é o Spotlight Rights Center, um centro para negociação de direitos autorais. Todos os contratos assinados nesse centro recebem do governo um advance de 1.000 dólares (cerca de R$ 1.700) e cada editora árabe tem direito a até dez contratos. “As compras de direitos começaram devagar, mas depois deslanchou e tivemos mais de 200 contratos assinados no Rights Center durante a feira”, informou Monika Krauss.
Uma novidade da edição 2011 da Feira de Abu Dhabi foi o Illustrators’ Corner, uma área reservada exclusivamente para ilustradores mostrarem o seu trabalho e negociarem com agentes e editoras. “Quando tivemos a ideia e anunciamos esse espaço, tínhamos dúvida se conseguiríamos pelo menos três ou quatro participantes. Tivemos 25, de treze países diferentes, e o público adorou o espaço!”, comemorou Monika.
Aos interessados e curiosos, a 22a edição da Feira Internacional do Livro de Abu Dhabi acontecerá no ano que vem, entre os dias 3 e 8 de abril. Mas não é preciso ir até o deserto para conhecer melhor o mundo árabe e as portas que estão se abrindo por lá. Na próxima semana, os organizadores da feira abudabiana promovem uma apresentação das oportunidades do mundo árabe para os participantes da Feira de Londres sob o nome de “Business Opportunities for Academic and Educational Publishers in the Gulf Region”. O evento será no dia 12 de abril, às 14h30. Acesse este link para mais informações. É necessário enviar um e-mail para info@adbookfair.com para se inscrever. No “leia mais” você conhece outros detalhes da feira de Abu Dhabi e neste link pode conferir o álbum de fotos.