Aberto a profissionais de todas as áreas de editoras que desejam dominar técnicas de redação publicitária para elaboração de textos e ainda a jornalistas, publicitários, redatores, revisores, estudantes de letras, comunicação, jornalismo, publicidade e demais interessados, a oficina de redação publicitária “A linguagem sedutora” será realizada pela Universidade do Livro (Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo/SP) entre os dias 1º e 3 de março, das 18h às 21h. João Anzanello Carrascoza será o professor do curso. São 35 vagas e a inscrição custa R$ 407 (sócios e estudantes pagam R$ 325). Veja no “Leia Mais” programa completo.
Objetivos
Partilhar com os interessados conhecimentos sobre o discurso publicitário e táticas de comunicação adotadas pelas agências de propaganda
Estimular a criatividade direcionada para a criação e redação publicitária, reduzindo o bloqueio e a auto-censura dos participantes
Ensinar técnicas fundamentais para a criação de textos com linguagem publicitária e sua adaptação para o material interno e/ou externo (anúncios, folhetos, outdoors, cartazes, comunicados internet/intranet etc.)
Conteúdo
Pensamento criativo e discurso publicitário
Polissemia, formas fixas, clichês, funções da linguagem
Título, subtítulo, intertítulo e slogan
O texto publicitário clássico (dissertativo)
O texto publicitário em constelação semântica
O texto publicitário em constelação temática
O texto publicitário em constelação narrativa
Prática de criação e recriação da linguagem publicitária
Verificação (revisão dos objetivos do texto)
Metodologia
Exposição teórica do conteúdo
Atividades práticas de estimulação e sensibilização criativa
Dinâmicas de desbloqueio individual (utilização de músicas, vídeos e textos técnicos e/ou literários) e em equipe (brainstorms)
Exercícios de redação publicitária
Material didático e leituras
Professor
João Anzanello Carrascoza é redator com mais de 25 anos de experiência, tendo atuado na ADAG, Young&Rubicam e JWT, entre outras agências de propaganda. É mestre e doutor em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde é professor titular das disciplinas Redação Publicitária II e III. Além disso, é docente do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo” da ESPM-SP, no qual é responsável pela disciplina História das Estratégias Publicitárias. Já publicou 20 livros.
Descontos
Para estudantes, bibliotecários, profissionais de editoras, livrarias e gráficas, associados da ABDR, ABRATES, ABRELIVROS, ANL, do SNEL, do SEEL, da ABEU, da CBL e demais associações do livro e funcionários da UNESP, 20% de desconto.
Inscrições
Em primeiro lugar, pede-se que o interessado em participar do curso envie a ficha de inscrição para pré-reserva. O depósito deve ser feito na seguinte conta:
Fundação Editora da Unesp
CNPJ 54.069.380/0001-40
Banco do Brasil (001)
Agência: 1897-X
Conta corrente: 8.027-6
O pagamento do(s) curso(s) escolhido(s) poderá ser feito à vista ou em até 3 parcelas – 1ª parcela até cinco dias úteis antes do início da aula, e mais 2 cheques pré-datados para 30 e 60 dias, que deverão ser entregues no primeiro dia do curso.
No caso de recibo em nome da empresa, favor informar a razão social e endereço.
Atenção para os descontos indicados.
O comprovante do pagamento deve ser enviado por fax para: (11) 3242-9613.
Certificados
Ganha certificado quem comparecer a 75% das aulas.