Com um número recorde de 639 obras inscritas, o IV Premio Ibero-americano Planeta-Casa de América de Narrativa terá seu grande vencedor anunciado no dia 15 de março, em Santiago, no Chile. As inscrições foram encerradas em 31 de dezembro de 2010 e tinham como requisito obras inéditas escritas em espanhol. O vencedor receberá a importância de US$ 200 mil. O objetivo do prêmio, criado pela Editora Planeta e Casa de América, é promover a narrativa em língua espanhola em todos os países ibero-americanos. Três brasileiros estão no páreo.
A primeira edição, realizada em 2007 na cidade de Bogotá, na Colômbia, teve o escritor argentino Pablo de Santis como vencedor com O enigma de Paris, concorrendo na final com O sussurro da mulher baleia (conforme edição brasileira), do peruano Alonso Cueto.
Em 2008 a sede do evento foi Buenos Aires, na Argentina, consagrando La casa de Dostoievski, do chileno Jorge Edwards. Justos por pecadores, do colombiano Fernando Quiroz, foi o outro finalista.
Na terceira edição, em 2009, realizada na Cidade do México, o prêmio foi entregue à colombiana Ángela Becerra, autora de Ella, que todo lo tuvo. O outro livro finalista foi El dinero del diablo, do mexicano Pedro Ángel Palou.
A quarta edição deveria ter sido realizada no dia 4 de março do ano passado na cidade de Valparaíso, no Chile, juntamente com o V Congresso de Língua Espanhola. Porém, o terremoto que assolou o país às vésperas do evento forçou o seu adiamento.
Confira a procedência dos trabalhos inscritos para esta edição
América - 472
Argentina - 155
Bolívia - 3
Brasil - 3
Canadá - 1
Chile - 42
Colômbia - 76
Costa Rica - 1
Cuba - 3
Equador - 12
El Salvador - 1
Estados Unidos - 36
Guatemala - 1
Honduras - 1
México - 52
Nicarágua - 1
Panamá - 1
Paraguai - 1
Peru - 20
Porto Rico - 1
Rep. Dominicana - 1
Uruguai - 43
Venezuela - 17
Espanha - 118
Europa - 17
Alemanha - 1
Francia - 2
Grécia - 2
Italia - 6
Irlanda - 2
Suécia - 1
Suíça - 1
Países Baicos - 2
Israel - 1
África do Sul - 1
Sem procedência especificada - 30
Total de obras apresentadas - 639
Júri e entrega do prêmio
O júri desta quarta edição do prêmio, convidado pela Editora Planeta e pela Casa de América, é composto pelos escritores Guillermo Martinez, da Argentina; Ángela Becerra, da Colômbia; e Álvaro Pombo, da Espanha. A Casa de América estará representada por sua Diretora Geral, Imma Turbau, enquanto a Editora Planeta terá seu diretor editorial da Argentina, Alberto Díaz. Ricardo Sabanes, Diretor Editorial da Divisão Internacional do Grupo Planeta, atuará como secretário, sem direito a voto.
O evento deste ano acontecerá junto com o encontro Literatura e Novos Meios, que reunirá jornalistas culturais e escritores de língua espanhola dos dois lados do Atlântico. O encontro ocorrera na manhã de 14 de março, na sede do Centro Cultural da España, em Santiago